Baterias para o seu barco
Baterias mais vendidas para barcos
Baterias de barco populares – Lítio & AGM
"Quais baterias existem para o meu barco?" – Nas categorias, você encontra facilmente o tipo de motor e o modelo adequados para o seu barco. Aqui você encontra quase todos os fabricantes e modelos disponíveis no mercado para aplicações marítimas.
Não tem certeza de qual bateria é a melhor para o seu motor elétrico de barco? Ligue para nós ou envie um e-mail curto! Temos uma seleção de mais de 450 diferentes motores elétricos e 100 baterias de mais de 20 fabricantes em nossa loja.
Tipos de bateria: Lítio e AGM
De que bateria você precisa depende muito do seu uso e do orçamento. Lanchas a motor e veleiros geralmente utilizam baterias modernas de lítio. Alternativamente, também são possíveis baterias AGM ou de chumbo. No entanto, estas são mais comuns em barcos menores ou são mais utilizadas por pescadores.
Em motores de popa de baixa potência, de 0,5 kW a 2 kW, existem até baterias de lítio integradas. Por meio de um mecanismo de clique, as baterias podem ser fixadas no eixo e fornecer energia ao motor elétrico através de um cabo. Assim, bateria e motor podem ser facilmente transportados separadamente e baterias intercambiáveis podem ser usadas de forma flexível. Um modelo semelhante da ePropulsion já está disponível para motores de pod em veleiros.
Desempenho e características gerais das baterias para barcos
As baterias estão disponíveis em todas as variantes e capacidades. Você encontra em nossa loja os mais diversos formatos, de 0,1 kWh até 112 kWh. Para cima, praticamente não há limites de capacidade. Dependendo da necessidade, você consome em navegação de deslocamento cerca de 0,5 kWh por tonelada por hora de navegação; em planeio ou acima da velocidade de casco, exponencialmente mais. O valor mais importante para você é a Capacidade Utilizável (kWh). Ela é calculada pela tensão (V) multiplicada pela corrente (Ah). Exemplo: 4,8 kWh = 48 V * 100 Ah. Com uma bateria de lítio descarregável em 95% e um motor de barco de 4,3 kW, você pode navegar cerca de uma hora em potência máxima. Com meia carga, já são 2 horas e, com 25% de carga parcial, mais de 4 horas.
Normalmente, com carga parcial, você já deve alcançar cerca de 70% da velocidade de casco e navegar a uma velocidade razoável. Dependendo do sistema de controle, você tem um display com informações sobre a velocidade, autonomia restante, capacidade atual da bateria e valores como corrente ou tensão. Muitas vezes, você recebe um display adicional ou tem uma indicação diretamente no motor elétrico ou na bateria.
Bateria para lazer vs. uso comercial
Existem diferenças no uso de baterias em barcos para lazer e para uso comercial. Para aplicações de lazer, os modelos da Torqeedo, ePropulsion e Aquamot oferecem as melhores condições com uma relação custo-benefício imbatível.
Se você utiliza seu barco para aluguel ou outros fins comerciais, recomendamos motores e baterias especialmente projetados para isso. O mesmo se aplica para quem navega com frequência, ou seja, mais de 50 vezes por ano em termos de tempo e frequência de uso. Para esses casos, as baterias da Victron Energy ou Aentron são ideais.
Bateria para motor de barco elétrico – Quais fabricantes existem?
A maioria dos proprietários de barcos conhece a Torqeedo com seu logotipo laranja brilhante. A Torqeedo desenvolveu sistemas de baterias especialmente para seus próprios motores e até colabora com a BMW.
O grande destaque no setor de baterias e tecnologia de carregamento é a empresa Victron Energy. As caixas azul-laranja são conhecidas mundialmente. A Victron fornece tanto baterias de lítio quanto AGM.
A maioria dos fabricantes também oferece baterias próprias para seus motores. Isso inclui a marca emergente ePropulsion, com uma relação preço-desempenho praticamente imbatível em baterias LiFePO4. RiPower e edyn oferecem baterias de lítio e a Aquamot, baterias AGM. Outros fabricantes como E-Tech, FMT ou Kräutler não possuem baterias próprias e trabalham com parceiros especializados.
Vantagens e desvantagens do lítio e AGM
Uma grande vantagem das baterias de lítio está na profundidade de descarga e, portanto, na capacidade utilizável por kWh / kg. As baterias de lítio geralmente podem ser descarregadas até 95%. As baterias AGM, dependendo da tecnologia, já são danificadas a partir de 50% de descarga e não devem ser descarregadas profundamente ou completamente.
Além disso, uma bateria de lítio pesa apenas um terço de uma bateria AGM. Além disso, as baterias de lítio têm uma vida útil maior, com até 3000 ciclos em comparação com as baterias AGM, que geralmente têm 750 ciclos. As baterias LiFePO4 também podem ser carregadas e descarregadas rapidamente, sem que o desempenho seja prejudicado. A única desvantagem é o preço mais alto, que é significativamente superior. No geral, as vantagens estão claramente com a bateria de lítio, especialmente quando se leva em conta a vida útil.
Também importante: AGM não é tudo igual. Além dos modelos convencionais, que podem ser utilizados até 50% de profundidade de descarga, existem algumas inovações no mercado. A Victron Energy é pioneira nessa área. Assim como na Aquamot, a Victron também oferece AGM Deep Cycle, que podem ser descarregadas até 80% sem serem danificadas. Nessa área, as baterias AGM já se tornam muito mais interessantes.
Atualmente, a Victron Energy até desenvolveu baterias AGM Super Cycle, que podem ser descarregadas até 100% e só são recarregadas após 2 horas, funcionando perfeitamente mesmo assim. Naturalmente, os ciclos de carga são menores do que com descarga até 50%, mas para casos específicos oferecem uma boa segurança.
Conclusão sobre Lítio e AGM
Nossa recomendação são as baterias de lítio, porém as baterias AGM podem ser mais adequadas para uso ocasional. O principal motivo são os altos ciclos de carga; em comparação com as baterias AGM, estes são simplesmente muito mais elevados e, portanto, mais vantajosos a longo prazo.
Fale conosco – analisaremos juntos as suas condições e encontraremos o sistema completo perfeito!
Instalação de uma bateria de barco
Dependendo do seu nível de experiência com baterias, recomendamos soluções prontas ou pelo menos componentes individuais. Sistemas prontos geralmente são fáceis de conectar via Plug & Play. No entanto, você pode economizar alguns euros se fizer a fiação por conta própria ou não usar um conector de proteção, conectando os polos diretamente ao cabo.
Se você tiver dúvidas sobre a instalação, estamos sempre à disposição. Ajudamos com prazer em todos os detalhes ou auxiliamos por telefone, e-mail e videochamada sempre que possível. Caso contrário, você encontrará todas as informações necessárias nas descrições dos fabricantes.
No setor de alta voltagem, para motores a partir de 15 kW, a instalação deve obrigatoriamente ser realizada por um mestre eletricista. Sempre que possível, recomendamos motores de baixa tensão. Isso também facilita a conexão da eletrônica de bordo e aumenta a segurança.
Suas vantagens com a greenboatsolutions
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