Motores elétricos para veleiros | Nossas recomendações

Motores elétricos para veleiros | Nossas recomendações

Você está procurando uma propulsão elétrica para o seu veleiro?

Para qual veleiro vale a pena um motor elétrico?

Na verdade, para todos os veleiros, um motor elétrico é realmente perfeito. Sem manutenção, sem a incômoda necessidade de aquecer o motor, fácil de ligar com o apertar de um botão e sair navegando. Principalmente quando se trata apenas de manobras no porto, a bateria não precisa ser tão grande.

Existem vários aspectos em que um motor a combustão tem desempenho inferior. Mais vantagens você encontra em nosso blog.

Para qual veleiro vale a pena um motor elétrico?

Vale a pena para todos os veleiros com comportamento de navegação convencional.

Aplicação ideal em veleiros

O motor elétrico em veleiros é geralmente utilizado apenas no porto e em calmarias, ou seja, para distâncias curtas. No melhor dos casos, você pode velejar com muito vento e não precisa de motor algum. Como os veleiros são muito aerodinâmicos, uma potência menor do que a dos barcos a motor é suficiente. Consideramos em águas interiores no mínimo 1 – 1,5 kW por tonelada de peso do barco, para a costa no mínimo 1,5 - 2 kW.

Aplicação ideal em veleiros

Que tipo de motor é adequado para o meu veleiro?

Vamos analisar passo a passo e apresentar as nossas recomendações atuais. Os veleiros possuem diferentes tipos de motores:

- Motor de popa

- Motor de centro (inboard)

- Motores de pod

- Motores de pod giratórios

- Saildrives

Já está ou esteve instalado um motor? Então, o ideal é usar o mesmo tipo de motor. Isso geralmente é o mais simples. Naturalmente, também é possível converter para outro tipo de motor. Teremos prazer em aconselhá-lo detalhadamente e temos parceiros especializados à sua disposição.

Que tipo de motor é adequado para o meu veleiro?

Motores de popa recomendados para veleiros (custo-benefício)

Peso do barco

Recomendação atual

Imagem

Preço

500 kg

\">ePropulsion eLite

Motor de 500 W (750 W pico) com bateria de 378 Wh

a partir de 1.199 €

1.000 kg

|\">Torqeedo Travel 903

Motor de 1,1 kW com bateria de 915 Wh

a partir de 1.999 €

2.000 kg

\">BLADE Halo 6

Motor de 2,4 kW (3 kW pico) com bateria de 1,7 kWh

a partir de 2.499 €

4.000 kg

\">ePropulsion Navy 6.0 EVO

Motor de 6 kW com bateria de 5,12 kWh

a partir de 5.599 €

6.000 kg

\">Aquamot Trend 11 kW

Motor de 11 kW com bateria de 10 kWh

a partir de 11.999 €

Motores de pod para veleiros

Na nossa opinião, os motores de pod são realmente ideais para veleiros pequenos a médios. Os motores ocupam pouco espaço e ficam totalmente submersos. A única desvantagem é a maior resistência na água. No entanto, muitos fornecedores já oferecem a opção de gerar eletricidade durante a navegação à vela. Alternativamente, há também hélices dobráveis ou hélices de pás giratórias para reduzir a resistência na água.

Motores de pod para veleiros

Motores de pod recomendados para veleiros (custo-benefício)

Peso do barco

Recomendação atual

Imagem

Preço

750 kg

ePropulsion Pod 1.0 EVO

Motor de 1 kW com bateria de 1,28 kWh

a partir de 2.899€

2.000 kg

ePropulsion Pod 3.0 EVO

Motor de 3 kW com bateria de 3 kWh

a partir de 5.099€

4.000 kg

ePropulsion Pod 6.0 EVO

Motor de 6 kW com bateria de 6 kWh

a partir de 5.699€

6.000 kg

Aquamot Trend 11 kW

Motor de 11 kW com bateria de 10 kWh

a partir de 10.499€

Saildrives para veleiros

Os saildrives já são uma boa opção para veleiros com motores de combustão. Se a base existente puder continuar a ser utilizada, um saildrive faz todo o sentido. Num saildrive, o motor fica dentro do barco, causando assim menos resistência na água. Especialmente para velejadores mais rápidos e veleiros maiores, um saildrive é uma excelente escolha. Normalmente recomendamos os saildrives da Bellmarin ou WaterWorld.

Como existe uma seleção significativamente maior de motores de pod, esta é geralmente a nossa recomendação para veleiros menores. As vantagens do motor de pod: menos espaço ocupado no barco, menos ruído e nenhuma manutenção da transmissão, além de refrigeração direta do motor na água.

Saildrives para veleiros

Motor de centro para veleiros

Os motores de centro são ideais quando já existe um sistema de eixo. Nesse caso, basta acoplar o novo motor elétrico ao eixo. O hélice também pode, muitas vezes, ser mantido, dependendo do passo e da rotação. Normalmente, você economiza peso e espaço com um motor de centro elétrico!

Na nossa opinião, a WaterWorld oferece uma excelente relação custo-benefício com os motores de 4 a 20 kW. Alternativamente, a Aquamot e a E-Tech oferecem soluções muito boas. Dependendo do fabricante, há algumas diferenças entre os motores, especialmente em relação ao resfriamento, compatibilidade e aos indicadores.

Motor de centro para veleiros

Peso do barco

Recomendação atual

Imagem

Preço do pacote completo

até 1.000 kg

2 kW Aquamot

Motor de 2 kW com bateria de 5 kWh

a partir de 5.099€

até 2.000 kg

4 kW WaterWorld

Motor de 4 kW com bateria de 5 kWh

a partir de 7.499€

até 4.500 kg

7 kW Aquamot Trend

Motor de 7 kW com bateria de 10 kWh

a partir de 7.599€

até 7.000 kg

10 kW WaterWorld

Motor de 10 kW com bateria de 10 kWh

a partir de 12.499€

até 12.000 kg

20 kW WaterWorld

Motor de 20 kW com bateria de 20 kWh

a partir de 16.999€

Motores de pod giratórios para veleiros (pacote completo)

Motores de pod giratórios são especialmente indicados para veleiros que não possuem leme. O motor de pod pode geralmente ser girado pelo menos 180°, permitindo assim direcionar o barco na direção desejada. Além disso, os motores podem operar tanto para frente quanto para trás, oferecendo assim uma boa manobrabilidade com um motor de pod giratório.

Motores de pod giratórios para veleiros (pacote completo)

Podmotors giratórios recomendados para veleiros (custo-benefício)

Peso do barco

Recomendação atual

Imagem

Preço

até 1.000 kg

Aquamot Trend 2.2

Motor de 2,2 kW com bateria de 2,4 kWh

a partir de 4.899€

até 3.000 kg

Aquamot Trend 4.3

Motor de 4,3 kW com bateria de 5 kWh

a partir de 6.799€

até 6.000 kg

Aquamot Trend 8.0

Motor de 8 kW com bateria de 10 kWh

a partir de 10.499€

até 10.000 kg

Aquamot Trend 15.0

15 kW Motor com bateria de 20 kWh

a partir de 15.699€

Em que devo prestar atenção ao motor elétrico para veleiros?

Especialmente se você está procurando um novo motor, deveria pelo menos considerar um motor elétrico. Se você comprar um novo motor agora, ele deve ser projetado para durar pelos próximos 10 anos ou mais. Isso também porque o valor do seu barco está relacionado ao tipo de propulsão. Principalmente devido às muitas proibições de navegação, isso pode valer a pena para você mais cedo do que imagina.

Em que devo prestar atenção ao motor elétrico para veleiros?

Importante em veleiros elétricos é o seguinte:

  • Dimensionamento do motor elétrico e da bateria (nem potência/capacidade demais, nem de menos)

  • Considere o espaço e o peso (lítio ou AGM, o lítio é 3 vezes mais leve e ocupa menos espaço)

  • Opção de carregamento adequada (ligação à terra no porto/cais, recuperação, solar)

  • Compatibilidade dos componentes (especialmente entre motor elétrico e bateria, principalmente em relação à capacidade restante)

  • Características especiais (recuperação, informações da bateria via Bluetooth no celular)

Importante em veleiros elétricos é o seguinte:

Barcos à vela com motor elétrico são mais econômicos a longo prazo.

Por que os barcos elétricos são tão mais baratos na manutenção?

O maior fator de custo são os custos operacionais. Em vez de vários litros de gasolina, são necessárias apenas algumas kWh de eletricidade. Recentemente, o preço da gasolina tem aumentado repetidamente. Além disso, há também os custos anuais de manutenção e a substituição de peças de desgaste. (Troca de óleo, filtros, transmissão, etc.)

Por que os barcos elétricos são tão mais baratos na manutenção?

Instalação do motor elétrico no seu veleiro

A montagem de um motor de popa é feita de forma simples no espelho de popa, que se encontra na parte traseira do barco. A fixação é realizada por meio de parafusos de aperto ou parafusos passantes. Dependendo do peso do motor, isso é especialmente fácil para motores com menos de 11 kW (15 HP) e, em geral, pode ser feito por leigos.

A instalação de outros tipos de motores (motor de pod, motor de centro, saildrive) é mais trabalhosa do que a de um motor de popa e, normalmente, deve ser realizada por um construtor naval experiente. Para isso, o barco geralmente precisa ser retirado da água, o que pode exigir um guindaste.

Temos uma rede de parceiros em toda a Alemanha, composta por construtores navais e estaleiros para a instalação. Teremos prazer em encaminhá-lo a um contato em sua região. Os colegas então cuidarão da montagem do sistema. Ficamos felizes em coordenar tudo para você. Por favor, entre em contato conosco com antecedência, antes do início da temporada, para que possamos garantir uma vaga para você!

Quando um motor elétrico não compensa?

No entanto, existem também aplicações em que um motor elétrico ainda não é ideal atualmente. Por exemplo, para viagens ao redor do mundo em alto-mar. Simplesmente porque as baterias para uma grande autonomia são muito grandes, pesadas e caras. Tecnicamente é possível, mas em comparação com um motor de combustão, nem sempre é economicamente viável. Aqui, geralmente recomendamos um sistema híbrido.

Em casos excepcionais, recomendamos um motor híbrido da E-Tech ou Fischer Panda. Mesmo que prefiramos propulsões totalmente elétricas.

Quando um motor elétrico não compensa?

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