Capacidade das baterias
A capacidade da sua bateria é muito importante para determinar a autonomia do seu motor elétrico. A capacidade necessária é calculada com base no peso do seu barco e no tempo de navegação desejado. Portanto, pense cuidadosamente sobre quanto tempo de navegação contínua você realmente precisa.
Quanto maior for a autonomia e o tempo de condução desejados, maior será o sistema de baterias.
Calcular a capacidade da bateria
Para a velocidade econômica, calculamos uma necessidade de potência de 0,5 kW por tonelada de peso do barco. Portanto, se o seu barco pesa 1000 kg e você deseja navegar por 6 horas, recomendamos uma bateria com pelo menos 3 kWh de energia armazenada.
Essa energia precisa estar efetivamente disponível, por isso também consideramos a profundidade máxima de descarga indicada pelo fabricante. Se uma bateria AGM só pode ser descarregada até 80%, a bateria recomendada deve ter pelo menos (3/0,8) 3,75 kWh de capacidade nominal. Considerando o efeito Peukert para uma descarga de 6 horas, seriam necessários até 4,7 kWh de capacidade nominal na bateria AGM. (3,75/0,8)
Consumo e autonomia
No entanto, se você quiser andar alguns km/h mais rápido e consumir 1 kW por hora, a mesma bateria dura apenas 3 horas. Embora você ande um pouco mais rápido, a autonomia total diminui drasticamente. Aqui está um exemplo de cálculo para um veleiro de 6 m de comprimento:
3 kWh de capacidade / 0,5 kW por hora = 6 horas de tempo de navegação
6 horas de navegação * 6 km/h = 36 km de autonomia
3 kWh de capacidade / 1 kW por hora = 3 horas de tempo de navegação
3 horas de navegação * 8 km/h = 24 km de autonomia
Recomendamos uma velocidade econômica para uma dimensionamento economicamente viável da bateria.
Consumo de energia e reserva
Consideramos um consumo de energia em velocidade ideal e geralmente utilizamos valores de referência. Por isso, recomendamos pessoalmente que você inclua uma pequena margem de segurança. A maneira mais fácil de fazer isso é indicar um tempo de uso maior.
É muito importante para nós não recomendar arbitrariamente uma bateria muito grande, que talvez você nem precise. Afinal, a bateria representa uma grande parte do preço total de um sistema de propulsão elétrica.
Capacidade da bateria em barcos de planeio
Se você deseja que seu barco atinja o planeio, além da alta demanda de potência, também terá uma alta demanda de energia. Fluem correntes muito altas, o que exige um tamanho mínimo da bateria. Como regra geral, você deve ter a mesma quantidade de energia armazenada quanto a potência máxima do motor. Portanto, um motor elétrico de 6 kW deve ser operado com uma bateria de 6 kWh.
Em barcos pequenos com motores muito grandes, também é possível trabalhar com menos capacidade de bateria. Deve-se apenas observar que o sistema de baterias suporte a corrente máxima de descarga por um período prolongado.
Autonomia de barcos elétricos
A autonomia de barcos elétricos depende de vários fatores: do seu barco, da capacidade útil da bateria, do motor elétrico e do consumo de energia, que é determinado principalmente pela velocidade de navegação.
Outros fatores ambientais, como correnteza, vento forte contra, temperatura ou precipitação, não serão analisados em detalhe aqui, mas ainda assim podem ter uma influência significativa na sua autonomia. Isso depende muito da sua área de navegação.
Cálculo da autonomia
Você pode calcular sua autonomia com base no tempo de condução e na velocidade (s=v*t). A duração da condução pode ser determinada pela corrente consumida e pela capacidade utilizável do sistema de baterias. Com um consumo de 20 amperes e uma capacidade efetiva de 100 Ah, pode-se esperar uma duração de condução de 5 horas.
Com base na velocidade, é possível então determinar a autonomia. A uma velocidade de 8 km/h, isso resultaria em uma autonomia de 40 km! Experiências práticas com o barco são muito importantes aqui, caso contrário, só podemos calcular previamente uma duração de condução aproximadamente esperada.
Se você dirigir mais devagar, pode naturalmente contar com um tempo de condução e uma autonomia maiores.
Qual é o consumo de energia?
O consumo de energia é determinado principalmente pelo seu estilo de condução. Aqui se aplica um princípio matemático: para dobrar a velocidade do seu barco, você precisa de oito vezes mais potência. Por esse motivo, o motor consome muito pouca energia em baixas velocidades.
Por exemplo, cerca de 0,5 kW por tonelada de peso do barco são suficientes para mover um barco a 70% da velocidade de casco. Se você navegar ainda mais devagar, sua autonomia aumentará ainda mais. Na maioria das áreas de navegação, de qualquer forma, não é permitido ultrapassar 12 km/h.
Para atingir 95% da velocidade de casco, já são necessários cerca de 2 kW por tonelada de peso do barco. Isso mostra que, especialmente com um motor elétrico, vale a pena prestar atenção ao modo de condução. Assim, você pode alcançar uma autonomia significativamente maior com a mesma capacidade de bateria.
Altas velocidades em motores elétricos
Se você deseja dirigir rápido, o motor consome energia até a potência máxima especificada. Normalmente, o tempo de condução é de no máximo uma hora, dependendo do tamanho da sua bateria. Por exemplo, com um motor de 6 kW e uma bateria de 6 kWh. Sob carga total, não apenas o motor é fortemente exigido, mas também o sistema de baterias, pois correntes muito altas circulam.
Independentemente do seu consumo de energia, você deve sempre garantir que respeita a profundidade máxima de descarga do seu sistema de baterias e não a ultrapassa. Mais informações sobre este tema podem ser encontradas na categoria “Bateria” em nosso guia e também nas especificações do fabricante do sistema de baterias.
Suas vantagens com a greenboatsolutions
Você está comparando quase 600 motores elétricos diferentes.
Você tem uma visão geral de mais de 30 fabricantes.