Instruções de uso das baterias

2.3 Instruções de uso das baterias

10 dicas de uso para baterias de barco

O manuseio correto das baterias é, à primeira vista, uma arte em si. Existem muitos pontos importantes a serem observados para que o seu sistema de baterias dure o máximo possível. Se manuseado de forma inadequada, o sistema pode perder desempenho significativo já após uma temporada.


Para evitar isso, mostramos as dicas mais importantes que você deve saber ao lidar com baterias. Você verá que a maioria dos pontos são básicos e, já na compra de componentes bem compatíveis, você evita muitos riscos.

  1. Observe sempre as instruções de segurança dos fabricantes!
  2. Certifique-se de usar um carregador adequado para carregar a bateria.
  3. Recarregue a bateria o mais rápido possível após o uso.
  4. Certifique-se de que sua bateria de íon de lítio esteja protegida por um BMS!
  5. Escolha um local de instalação adequado ou uma base segura para sua bateria.
  6. Use apenas cabos apropriados para a conexão e instale-os cuidadosamente.
  7. Realize, se possível, um balanceamento regular de carga entre várias baterias, caso utilize um sistema com múltiplas baterias.
  8. Utilize, se possível, apenas baterias do mesmo modelo, idade e estado de carga em um sistema de baterias.
  9. Preste atenção ao armazenamento correto e à hibernação da sua bateria.
  10. Monitore regularmente os parâmetros da sua bateria.

Instruções de segurança para baterias

As instruções de segurança e de uso devem, naturalmente, ser sempre observadas. Isso é importante não apenas para a sua própria segurança, mas também para a segurança dos outros. Em caso de uso incorreto, pode ser que você não tenha, ou tenha apenas direitos de garantia limitados perante o fabricante.


Você encontra os manuais e condições nas páginas de detalhes individuais das baterias.

Carregador adequado

Utilize apenas carregadores que sejam adequados para a sua bateria e para o respetivo conector. Se uma tomada de corrente no porto não for adequada para isso, o fusível irá disparar. Se carregar baterias de íon de lítio com o aparelho errado, isso pode levar à perda de capacidade!



Mais perigoso ainda é carregar uma bateria de chumbo de forma incorreta. Com correntes de carga muito altas, a bateria pode aquecer bastante e formar-se mais hidrogênio dentro da bateria. Isso pode, em casos extremos, levar a um alto risco de incêndio e explosão, sem falar na perda de capacidade da bateria.

Você deve recarregar sua bateria o mais rápido possível após o uso.


Carregamento em tempo hábil

As baterias de íon de lítio não suportam uma descarga profunda prolongada, pois as células da bateria podem ser irreparavelmente danificadas. Por isso, as baterias de íon de lítio também são protegidas contra descarga profunda por um BMS. O BMS garante que sempre reste um pouco de energia na bateria, mantendo você em segurança.



Não espere várias semanas ou até meses com a bateria em estado de descarga profunda (mais de 90% de descarga), caso contrário pode ocorrer perda de capacidade. As baterias AGM podem ser carregadas completamente sem problemas. As baterias de lítio se sentem confortáveis entre 50 e 80% de carga.

BMS

As baterias de íon de lítio devem ser sempre protegidas por um sistema de gerenciamento de bateria (BMS), caso contrário, elas perdem rapidamente a capacidade ou apresentam riscos de segurança. As baterias que recomendamos sempre possuem um BMS integrado.

As funções padrão de um BMS são:

  • Proteção contra sobrecarga

  • Proteção contra curto-circuito

  • Registro de histórico (importante para garantia)

  • Proteção contra descarga profunda

  • Balanceamento das células

  • Monitoramento de temperatura

  • Limitação de carga contra correntes altas

  • Comunicação entre as células da bateria e o computador de bordo

As células de íon de lítio são particularmente sensíveis à sobrecarga e à descarga profunda. Se a faixa de tensão especificada pelo fabricante for ultrapassada, isso pode rapidamente levar à falha total da célula individual. Uma descarga profunda de uma célula abaixo, por exemplo, de 1,5 V, leva à formação de pontes de cobre. Ao recarregar, essas pontes causam um curto-circuito e, consequentemente, a destruição da célula.


Outra função importante do BMS é o balanceamento das tensões das células. Um monitoramento de temperatura e uma limitação de carga garantem que a corrente seja interrompida em caso de emergência. Assim, a bateria não sofre danos e perigos como incêndios ou explosões são evitados.

Cabos adequados

Os cabos devem ter uma seção transversal suficientemente grande para a aplicação. O ideal é utilizar cabos fornecidos diretamente pelo fabricante do motor/bateria. Estes geralmente já estão incluídos no pacote. Naturalmente, não se deve utilizar cabos danificados.



Além disso, é importante que você utilize cabos com a mesma seção transversal e comprimento idêntico, especialmente em uma ligação em paralelo. Cabos diferentes influenciam a resistência, o que pode resultar em uma vida útil reduzida ou menor capacidade.

Armazenamento e hibernação de baterias

Baterias AGM, de gel e de íon de lítio geralmente podem passar o inverno no barco, pois as baixas temperaturas na Alemanha não as prejudicam. Somente abaixo de -20 °C as baterias podem ser danificadas, pois em algum momento os eletrólitos congelam.




As baterias não suportam calor constante. Temperaturas baixas, por outro lado, são adequadas, desde que estejam acima de -20°C, pois isso reduz a autodescarga.

Armazenamento de baterias AGM e Gel

Armazene as baterias de chumbo, sempre que possível, totalmente carregadas.


As baterias AGM e de gel devem ser armazenadas, sempre que possível, totalmente carregadas. Você deve sempre desconectar as baterias e, se possível, conectá-las a um carregador com função de carga de manutenção. Assim, a bateria será recarregada completamente em intervalos regulares.



Caso isso não seja possível, recomenda-se verificar o nível de carga da bateria após 2-3 meses e, se necessário, recarregá-la. O ideal é seguir a tensão final de descarga recomendada pelo fabricante. Se a descarga for pequena, pode-se dispensar essa verificação no futuro ou aumentar o intervalo entre as verificações.

Armazenamento de baterias de íon de lítio

Armazene as baterias de íon de lítio de preferência não totalmente carregadas. 50-80% é o ideal.

As baterias de íon de lítio não devem ser armazenadas totalmente carregadas. O ideal é um nível de carga entre 50 e 80%. As baterias de íon de lítio também devem ser desconectadas, mas nunca conectadas a um carregador com carga de manutenção.



Devido à descarga automática muito baixa por mês, a bateria deve suportar todo o inverno. No entanto, você pode verificar o nível de carga da sua bateria após alguns meses para evitar uma descarga profunda. O melhor é seguir a tensão final de descarga recomendada pelo fabricante.



Se houver temperaturas baixas abaixo de -20°C, a bateria deve ser removida do veículo, se possível, pois os eletrólitos podem congelar.

Monitoramento da bateria

  • Correntes de carga e descarga 

  • Estado de carga da bateria

  • Temperatura da bateria durante o carregamento e em funcionamento

  • Tensão da bateria durante o carregamento e em operação

Estado de carga

Um indicador no motor ou um monitor de bateria separado mostra o estado de carga da bateria. Os valores são medidos pela voltagem e são suficientes, mesmo que não sejam totalmente precisos. Dependendo do fabricante e do modelo, os monitores podem até estar integrados na bateria ou no motor elétrico.


Você, como usuário, tem a vantagem de poder dirigir com muito mais segurança. Sem incerteza sobre o nível atual da bateria e sem paradas inesperadas. 

Tensão da bateria

A tensão é provavelmente a característica mais importante de uma bateria. Através da tensão, é possível determinar o estado de carga. Quando a bateria está totalmente carregada, a tensão medida está acima da tensão nominal, ou seja, no valor da tensão final de carga. Quando a bateria está "vazia", apenas a tensão final de descarga está presente.



O monitoramento da tensão de uma bateria e o monitoramento do estado de carga estão sempre intimamente relacionados. 

Se uma bateria for descarregada em excesso ou sobrecarregada demais, isso é prejudicial para a bateria.

Corrente de carga e descarga

A corrente de carga é controlada pelo carregador. Muitos carregadores oferecem a possibilidade de exibir a corrente de carga atual. Com base na corrente de carga e na tensão de carga, também é possível determinar a potência de carga (V*Ah = Wh). Quanto maior a corrente de carga, maior também a potência e a velocidade de carregamento da bateria.



Você deve sempre garantir que a bateria suporte a corrente de carga. Caso contrário, pode haver desde perda de capacidade até a destruição da bateria. O mesmo se aplica à corrente de descarga. Esta pode ser monitorada diretamente no consumidor ou por meio de um shunt e um monitor de bateria ou computador de bordo.

Tempo de condução restante

O tempo de condução restante pode ser calculado relativamente fácil. Se você medir o consumo atual de energia e souber a capacidade restante da bateria, pode calcular o tempo de condução restante por uma simples regra de três. A autonomia restante também pode ser calculada com base na velocidade atual e no tempo de condução restante. 

Temperatura durante o carregamento

A temperatura não deve ultrapassar um determinado valor (cerca de 55 °C) durante o carregamento, para que a bateria não seja danificada. O risco geralmente existe apenas com carregadores rápidos ou quando as correntes de carga são muito altas para a bateria ou a temperatura ambiente é muito elevada.

Temperatura da bateria em funcionamento

A temperatura da bateria em funcionamento também não deve ser nem muito alta nem muito baixa. O ideal é uma temperatura de 20° C. Em algumas baterias de íon de lítio, o BMS oferece proteção contra superaquecimento. Ao exceder a temperatura, as saídas de tensão são desligadas e um sinal de erro é exibido. A bateria só pode ser colocada novamente em funcionamento quando atingir uma temperatura não crítica. O mesmo vale para uma temperatura muito baixa. 



As baterias AGM e de gel normalmente nunca possuem isso integrado. No entanto, você pode adicionar isso usando um sensor de temperatura e um circuito para desligamento automático ao atingir uma temperatura crítica. 

Informações para a construção de um próprio banco de baterias

Equalização de carga

Quando várias baterias são conectadas em série ou em paralelo, é necessário garantir que a tensão e a capacidade de cada bateria permaneçam iguais. Além disso, apenas modelos de bateria idênticos devem ser usados em um mesmo circuito.


Se forem utilizadas baterias diferentes, podem rapidamente surgir problemas, dependendo do grau de diferença entre elas. Em qualquer caso, a vida útil das baterias será reduzida.

Uso de baterias iguais na montagem de um circuito

Utilize, sempre que possível, apenas baterias do mesmo modelo, idade e estado de carga. Em todos os casos mencionados, podem ocorrer grandes perdas de capacidade e vida útil, dependendo do quão grandes são as diferenças entre as baterias.



A causa é que as baterias são submetidas a cargas diferentes. Se quiser estar do lado seguro, não faça experiências aqui.

Suas vantagens com a greenboatsolutions

simples.
Alguns cliques poupam muito tempo e estresse!
rápido.
Você receberá um resultado em até 5 minutos.
comparável.

Você está comparando quase 600 motores elétricos diferentes.

transparente.

Você tem uma visão geral de mais de 30 fabricantes.

contact image