Operação - Volante e acelerador remoto ou leme?
Explicamos as diferenças entre o controle com volante, leme e também como você pode usar um piloto automático! Os motores elétricos para barcos são operados e controlados basicamente da mesma forma que os motores a combustão. Se você já possui um sistema de direção com volante em seu barco, pode continuar a usá-lo sem problemas!
Operação de um barco com controle remoto de aceleração e volante
O tipo mais comum de operação em motores de barcos é o controle remoto por meio de alavanca de aceleração e direção por volante. A direção por volante é significativamente mais confortável de usar, especialmente se você possui um barco maior. Inicialmente, o investimento é um pouco mais alto, pois você precisará de um kit de direção e de um console de comando, que muitas vezes já está presente no barco.
O volante controla ou o motor ou o espelho do motor, quando estes são giratórios, ou então um leme. O leme é acionado quando o motor é fixo, como em um sistema de eixo. O sistema de direção funciona normalmente de forma hidráulica ou mecânica e deve ser conectado tanto ao volante quanto ao motor ou ao leme.
Operação com leme
Especialmente em motores de popa menores até 10 kW, frequentemente há operação por leme. No leme, o acelerador está integrado no punho de forma semelhante a uma motocicleta e, ao girar o punho, acelera-se o motor. O motor pode ser girado com o leme, permitindo assim direcionar o barco.
A vantagem do leme é que ele é mais barato e não necessita de outros componentes. Você pode controlar o motor diretamente. Dependendo do modelo e do fabricante, o leme pode ser fixo, extensível ou até mesmo dobrável. Para a fixação, você não precisa de nada além do espelho de popa do barco.
Indicador de bateria e computador de bordo
Caso o modelo do motor possua um computador de bordo ou indicador de bateria, este estará integrado à alavanca de comando. Nos modelos com comando remoto, a indicação é integrada à alavanca de comando remoto, exibida no monitor de bateria ou até mesmo em um aplicativo no smartphone.
Existem também baterias que não possuem nenhum tipo de indicador integrado. Neste caso, você precisará de um Smart Shunt e medirá a capacidade restante com base nas correntes. Essas informações podem ser exibidas em um pequeno monitor ou também via Bluetooth no celular.
Piloto automático
No segmento de luxo absoluto, ainda existe o controle por piloto automático. Este é apenas complementar e sempre requer outro tipo de controle adicional, para que o barco também possa ser manobrado manualmente.
Com um controle de piloto automático, é possível manter o curso, seguir uma rota ou manter a posição. Dependendo do alcance das funções, o piloto automático trabalha com dados de GPS. A vantagem é que você terá as duas mãos livres e poderá aproveitar melhor o tempo a bordo.
Tipos de circuitos
Controle contínuo
A maioria dos motores elétricos para barcos pode ser controlada de forma contínua para frente e para trás. Isso proporciona muito mais conforto durante a navegação. Com um controle contínuo, você pode manobrar mais rapidamente, pois não é necessário inverter mecanicamente o sentido de rotação.
Através de um controle contínuo, a corrente retirada da bateria é regulada e o motor elétrico trabalha de forma significativamente mais eficiente. Com um motor de controle contínuo, você pode navegar mais longe ou por mais tempo com a mesma bateria em comparação com um motor elétrico com marchas. Uma clara vantagem para a autonomia!
Comutação em etapas
Muitas vezes, os motores elétricos também possuem diferentes níveis de comutação, por exemplo, 5 marchas para frente e 3 para trás. Em cada estágio de comutação, parte da eletricidade é dissipada em resistências de aquecimento na forma de calor. Isso aquece a água durante a navegação e reduz enormemente a eficiência em baixas velocidades. A eficiência é especialmente reduzida em baixas velocidades.
Para motores elétricos menores e mais baratos, recomendamos que você se informe detalhadamente com antecedência. Veja relatos de experiências ou avaliações de clientes, compare as ofertas e dê importância à relação custo-benefício.
No final, depende de você! Se procura um motor simples e barato, um modelo com comutação em etapas é uma ótima escolha. No entanto, se você pretende navegar com mais frequência, por mais tempo e com mais conforto, recomendamos um motor elétrico com controle contínuo de velocidade.
Comutação em motores de proa
Especialmente os motores de pesca são frequentemente ainda mais flexíveis no manuseio. Os motores de proa podem ser operados e controlados por meio de um controle remoto manual ou de pedal. Além disso, é possível influenciar a velocidade e a direção.
Além disso, existem várias opções de configuração no controle remoto ou no aplicativo, por exemplo, a função âncora ou rota. Assim, o barco permanece exatamente no mesmo local automaticamente ou percorre rotas previamente armazenadas. O controle pode ser conectado ao sonar.
Suas vantagens com a greenboatsolutions
Você está comparando quase 600 motores elétricos diferentes.
Você tem uma visão geral de mais de 30 fabricantes.