O melhor motor de popa elétrico de 15 HP 2023? | Propel S1 vs. Torqeedo Cruise 10

O melhor motor de popa elétrico de 15 HP 2023? | Propel S1 vs. Torqeedo Cruise 10

Torqeedo Cruise 10 vs. Propel S1 - 10 kW motor de popa

Disclaimer antecipado: A Propel interrompeu o desenvolvimento e a produção. Assim, a Torqeedo permanece como líder de mercado incontestável no segmento equivalente a 15 HP. Existem, é claro, alguns outros fabricantes nesse segmento, mas mais voltados para barcos de deslocamento.


O vídeo não foi patrocinado e não pretende favorecer nenhum dos dois fabricantes. As avaliações apresentadas aqui refletem apenas a nossa opinião pessoal. Você pode ver os resultados aqui e em nosso canal no YouTube: E-Bootsmotoren TV

Torqeedo Cruise 10 vs. Propel S1 - 10 kW motor de popa

Condições de teste ideais

Tivemos um clima perfeito em Amsterdã no meio de novembro, pouco vento e temperaturas amenas. Os dois motores de popa foram testados em dois barcos idênticos. O barco com o Propel S1 era um pouco mais pesado e tinha uma distribuição de peso um pouco diferente, pois havia duas pessoas a bordo.


Na velocidade máxima, talvez pudéssemos ter conseguido um pouco mais no barco Propel. Mas já ficamos realmente surpresos com os resultados dos testes. Vale ressaltar: o Propel S1 ainda era um motor de teste da primeira pré-série. Mas o Torqeedo Cruise 10 também foi totalmente revisado com a engrenagem helicoidal, e atualmente a versão Remote do Cruise só está disponível com 12 kW. 

Condições de teste ideais

Fazer um test drive com a Propel

A propósito: Vocês podem agendar um test drive em Amsterdã conosco ou com a Propel. Atualmente, principalmente com o Propel D1 de motor interno. Mediante acordo, também é possível um test drive com o S1 de motor externo. Entrem em contato diretamente conosco e ajudamos vocês a marcar!

Fazer um test drive com a Propel

Propel S1 vs. Torqeedo Cruise 10.0 R em teste

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Curva de desempenho Torqeedo Cruise 10 vs. Propel S1

As curvas de desempenho mostram algumas semelhanças, mas também diferenças evidentes. Na faixa de baixa potência, o Propel S1 parece ser um pouco mais eficiente devido ao alto torque. A partir de cerca de 4 kW, no entanto, o Torqeedo Cruise 10 é um pouco mais rápido que o Propel.


A partir de aproximadamente 7 kW, o Torqeedo empurra uma grande onda de proa à sua frente e não consegue entrar em planeio. Até 10 kW, a velocidade de casco permanece constante. Entre 7 e 8 kW, há um ponto de inflexão no Propel S1 e o motor realmente consegue levar o barco ao planeio. Com a potência máxima de 10 kW, atingimos uma velocidade final de 19 km/h. Isso representa, em termos matemáticos, quase 50% a mais de velocidade final.


Algumas palavras sobre os barcos: Tanto o Torqeedo Cruise 10.0 R quanto o Propel S1 estão instalados em uma Gentle 510 Sloep com peso vazio de 550 kg. O comprimento da linha d'água é de 5 metros e o barco possui um casco de deslocamento. Incluindo motor, pessoas, bateria e acessórios, o barco pesa cerca de 800 kg. Matematicamente, a velocidade de casco é de cerca de 10,2 km/h. 70% da velocidade de casco correspondem a cerca de 7,1 kWh.


(As medições, aliás, foram realizadas a 12°C de temperatura do ar e 13,5°C de temperatura da água. Tínhamos apenas uma brisa leve de 13 km/h e, com ondas de 0,1 m, condições ideais.)

Curva de desempenho Torqeedo Cruise 10 vs. Propel S1

Aceleração em comparação

Nos testes, ambos os pilotos aceleraram totalmente ao sinal de partida. Nos primeiros 3-5 metros, ambos os barcos ainda estão empatados. Depois disso, o barco com o Propel S1 ultrapassa a velocidade de casco. Em poucos segundos, o Propel S1 atinge uma velocidade final significativamente maior do que o Torqeedo Cruise 10 e simplesmente dispara na frente. Em 50 metros, o Propel já tem uma vantagem de vários comprimentos de barco.


Vencedor claro: o Propel S1.


Parar rapidamente também não foi problema para o Propel S1. Em poucos segundos, o barco parou completamente. No entanto, com o S1, você cria uma onda de proa considerável, que acaba te alcançando. Isso torna um pouco mais difícil devido à maior velocidade.

Aceleração em comparação

Velocidade em comparação

O que mais chama atenção é a velocidade máxima em plena potência. O Torqeedo Cruise 10 atingiu uma velocidade máxima de 10 km/h. Isso corresponde à velocidade teórica de casco do barco. Esperamos um resultado semelhante de outros motores da mesma faixa de potência: Aquamot, E-Tech, Mitek ou RiPower. Aqui você pode ver a curva teórica de navegação.


No entanto, a situação foi bem diferente com o motor de popa Propel S1. Conseguimos medir uma velocidade máxima de 19 km/h. 50% mais velocidade final do que o Torqeedo Cruise 10! Com a mesma potência, ultrapassamos a velocidade de casco e o barco entrou em regime de semi-planeio. Assim, com o Propel S1, no barco certo, já é possível até pensar em esqui aquático com crianças pequenas.


Esse resultado foi muito inesperado para nós e realmente nos surpreendeu.

Velocidade em comparação

Alcance em comparação

O mais importante em motores de popa elétricos é, acima de tudo, a eficiência: Com quanta potência consigo atingir uma velocidade de cruzeiro agradável no meu barco. Os barcos elétricos geralmente não têm como objetivo alcançar as maiores velocidades possíveis.


Olhando para as curvas de desempenho dos dois motores, fica claro: o Propel S1 é significativamente mais eficiente. Com a mesma bateria, é possível navegar cerca de 10% mais tempo/mais longe. Esse é um valor realmente considerável a longo prazo e deve ser levado em conta na escolha das baterias.

Alcance em comparação

Ruídos nos dois motores elétricos de 15 HP

Ambos os motores não são silenciosos, tanto o Propel S1 quanto o Torqeedo Cruise 10. Principalmente em baixas rotações, a engrenagem ainda causa alguns ruídos. Já sabemos pela Propel que estão trabalhando nisso. Os S1 que estarão disponíveis conosco a partir de abril serão modificados e provavelmente ficarão ainda menos audíveis. Ainda não pudemos testar o Cruise 12.0 com a nova engrenagem helicoidal.


Ficamos principalmente no barco com o Propel S1. Mas, para ser sincero: o Cruise 10.0 também mal foi ouvido do nosso barco. Os modelos Cruise são bem diferentes dos antigos modelos Torqeedo Travel 1003. Quando se está perto do motor, o ruído é, naturalmente, audível.


No geral, vemos aqui uma ligeira vantagem para o Propel S1.

Preço e baterias

Em toda decisão de compra, o preço de aquisição é, naturalmente, um dos critérios de decisão mais importantes. Na nossa opinião, um sistema completo deve ser acessível. Nosso diferencial está principalmente no aconselhamento personalizado e em nossas diversas referências. Nosso site e nosso canal no YouTube também têm como objetivo ajudar os proprietários de barcos a se informarem de forma abrangente sobre propulsão elétrica e as diferentes vantagens e desvantagens. Em contrapartida, ficamos felizes, é claro, se, ao encomendar um motor elétrico, você também o fizer através de nós. 


O sistema completo com o Propel S1 com 10 kWh LiFePO4 começa em 12.000€. Isso é realmente um preço competitivo para essa faixa de potência. Com as baterias Propel, o sistema fica naturalmente um pouco mais caro. O sistema completo do Torqeedo Cruise começa em 17.000€. Com as baterias originais Torqeedo, o sistema completo chega a custar cerca de 22.000€.


Atualmente, temos que dizer claramente que o Propel S1 é realmente uma pechincha. No entanto, o preço mencionado de 5.700€ para o motor de popa ainda não é final. O preço de venda definitivo provavelmente será um pouco mais alto. No final, o Propel S1, em comparação com o Torqeedo, provavelmente ainda será vários milhares de euros mais barato.

Outros: carta de condução, disponibilidade

A variante com gás externo da Torqeedo - o Cruise 12.0 R - tem mais de 15 cv e, portanto, não pode ser conduzida sem carta de condução. Do nosso ponto de vista, isso é uma grande desvantagem especialmente para locadores e para o setor de lazer. Aqui, o Propel S1 tem uma clara vantagem. Por outro lado, para escolas de condução, é até necessário usar um motor elétrico com mais de 11 kW. Portanto, neste caso, recomendamos definitivamente o Torqeedo 12.0 R ou 2x ePropulsion Navy 6.0 EVO.


Uma grande desvantagem da Propel atualmente é a disponibilidade. O desenvolvimento e a configuração demoraram muito mais do que o esperado. Na verdade, o motor já deveria ter sido entregue no início de 2022. A próxima data de entrega é abril de 2023 - estamos curiosos para ver se a Propel conseguirá cumprir este prazo. De qualquer forma, já recebemos algumas pré-encomendas e recomendamos entrar em contato o mais cedo possível para o nosso aconselhamento. Mesmo agora, após os nossos testes, temos certeza: os motores de popa S1 vão vender como pão quente.

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