Novos sistemas de propulsão elétrica na MetsTrade 2024
Impressões MetsTrade 2024
Impressionante - atualmente, os 3 dias já não são suficientes para encontrar todos os conhecidos e parceiros na MetsTrade e ver tudo.
Neste blog, vocês vão ler sobre as novidades para 2024. Infelizmente, também este ano não conseguimos abordar cada empresa individualmente, por isso tentamos focar no mais importante.
Se tiverem perguntas sobre empresas ou expositores específicos, fiquem à vontade para ligar!
Nosso vídeo MetsTrade 2024
Devido às configurações atuais de cookies, o vídeo do Youtube não pode ser exibido.
ZPARQ - 15 HP motores elétricos como novo padrão?
Atualmente, os motores elétricos mais populares ainda são os de 1 kW para botes infláveis e pequenos barcos a remo. Motores de 10 kW quase nunca são vistos na água. Até agora, motores de 10 kW eram caros, pesados ou pouco práticos e não eram projetados para planeio.
Muita coisa está acontecendo no mercado! Começando com o novo motor da Zparq da Suécia, um novo fornecedor chegará ao mercado em 2025. O motor de 10 kW pesa apenas 17 kg e pode ser montado no barco de forma extremamente fácil. O suporte é montado separadamente e o motor é apenas pendurado no barco.
Juntamente com as 2 baterias de 20 kg cada, o sistema completo fica abaixo de 60 kg. Antes, esse era apenas o peso do motor sem baterias na maioria dos motores de 10 kW!
No futuro, também são possíveis maior potência e montagem como propulsor Z ou motor de pod. O design estreito do motor pelo menos parece promissor!
Zparq motor de popa (10 kW elétrico)
Momentum fora de borda: Uau!
Permanecemos com 10 kW e potência máxima para pequenos barcos. O Momentum fora de borda de 10 kW atinge até 30 km/h de velocidade máxima. Um novo fabricante de Singapura está chegando à Europa e, já em 2025, trará ao mercado uma grande quantidade de motores fora de borda e sistemas de baterias.
A Momentum realmente oferece um sistema bem pensado e uma proposta acessível. Preços e disponibilidade ainda sob consulta. Por favor, envie-nos uma mensagem curta ou ligue para nós!
O que chama atenção são os 72V de tensão. O sistema completo Plug & Play, no entanto, deve poder ser instalado sem a ajuda de uma empresa de instalação – praticamente como um pequeno scooter elétrico ou a bateria de uma e-bike!
Momentum motor de popa
ZeroJet fora de borda: AINDA mais potência!
Potência impressionante de 18 kW com um peso de apenas 38 kg - este é um valor de topo na categoria de motores que colocam botes infláveis e lanchas em planeio. O motor é comparável a um fora de borda de 25 HP.
Segundo a ZeroJet, é possível atingir uma velocidade de até 37 km/h. O motor é perfeito para barcos de lazer e operações rápidas. As baterias adequadas têm 5 kWh cada e também são relativamente fáceis de manusear.
Esperamos que em breve haja mais informações no site.
EPTechnologies 130 kW fora de borda
Meu destaque pessoal na MetsTrade é o fora de borda de 130 kW da EPTechnologies. A curto prazo, é possível uma potência máxima de até 230 kW! A empresa dinamarquesa é conhecida por propulsores potentes entre 40 e 400 kW, bem como por propulsores Z, motores híbridos e saildrives no setor comercial.
O mecanismo de rotação do pod em 360 graus foi especialmente impressionante, permitindo uma manobrabilidade ideal e facilitando o estacionamento. Como não é todo o fora de borda que gira, o barco permanece muito estável durante a navegação.
No ano passado, a EPTechnologies também apresentou suas próprias baterias de estado sólido, que oferecem mais ciclos de descarga, mas não têm a durabilidade das baterias de lítio-ferro-fosfato, o que as torna especialmente interessantes para projetos comerciais.
YANMAR Saildrives Elétricos
A YANMAR está agora a lançar uma nova linha de saildrives elétricos com 7, 10 e 15 kW de potência e 48V, que contam com sistemas de refrigeração integrados para suportar cargas contínuas elevadas. Estes motores isentos de manutenção são adequados para barcos até 40 pés e podem ser facilmente instalados em bases de saildrive já existentes, facilitando assim a montagem.
Além disso, permitem a integração de baterias de terceiros, enquanto o sistema de controlo e o display deixam uma impressão positiva. Embora o preço ainda não seja conhecido, os interessados podem contactar-nos diretamente para obter mais informações.
Hy.Generation Pods Elétricos & Motores de Popa
Pela primeira vez pudemos ver na METS também os pods e motores de popa do nosso parceiro Hy.Generation. O acabamento e o design em carbono realmente impressionam. O que mais chama a atenção é o peso leve dos motores.
Rim Drive 11 e 15 kW com controle elétrico
Vocês já devem conhecer o RimDrive com seu design especial, os motores são bem adequados como propulsores auxiliares.
O motor está disponível com 11 e 15 kW para diferentes tamanhos de barcos. - A particularidade do RimDrive é que agora possui um dos sistemas de controle mais avançados do mercado.
Os motores podem girar até 320°, podem ser controlados por joystick, se desejado, e permitem estacionar lateralmente, girar no próprio eixo ou utilizar uma função especial de manutenção de curso.
Molabo 25 kW motor de popa interno
Recém-lançado e ainda fresco do desenvolvimento, chega agora o irmão menor do motor de popa interno de 50 kW, agora com 25 kW de potência. Especialmente barcos esportivos menores não têm espaço suficiente para baterias grandes e o orçamento para uma bateria menor também é mais baixo.
Ainda mais interessante, na minha opinião, é que recentemente também podem ser integradas baterias da Victron Energy ao sistema de comunicação especial. Isso reduz significativamente o preço para os clientes e, na minha opinião, é exatamente o passo certo – assim, uma conversão se torna ainda mais econômica.
Saudações do Rijksmuseum Amsterdam!
Dúvidas em aberto?
Suas vantagens com a greenboatsolutions
Você está comparando quase 600 motores elétricos diferentes.
Você tem uma visão geral de mais de 30 fabricantes.