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Nossas impressões da Mets Trade2022
No nosso vídeo, vocês podem ver as impressões e novidades mais importantes. É bom ver que tanta coisa está acontecendo no setor de propulsão elétrica para barcos. Mesmo que os preços tenham subido muito este ano, todo o mercado está crescendo e mostra muito potencial para o futuro. Novidades da MetsTrade 2022.
Vídeo da Troca dos Mets 2022
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Baterias Aquamot LiFePO4
Aquamot, após alguns anos de desenvolvimento e testes, finalmente tem baterias de lítio em seu portfólio. Durante esse processo, foram realizados muitos testes e experimentações. A alta demanda por baterias e a difícil situação das matérias-primas fizeram com que o desenvolvimento demorasse bastante.
O tempo de espera acabou! A Aquamot prometeu baterias e cumpriu. E que baterias - extremamente leves e com preços muito atrativos. São baterias de 24 V, que podem ser usadas não só nos motores de 24 V, mas também nos motores de 48 V. A bateria é relativamente simples: sem BMS Bluetooth ou display - caso contrário, não seria possível alcançar um preço tão bom. Do nosso ponto de vista, agora há poucos motivos para optar por baterias AGM nos motores Aquamot.
Motores de centro e baterias ePropulsion
A maior novidade do ano: motores de centro da ePropulsion nas potências de 10 kW, 20 kW e 40 kW. Todos operando em 96V e com uma nova base de comunicação. Portanto, além das novas baterias de 96V, também são necessários os novos displays e manetes de aceleração.
A grande vantagem que a ePropulsion oferece é o preço significativamente mais acessível em alguns casos. Os bons preços não se devem à falta de qualidade, mas sim à fabricação na China, que favorece custos menores de material e mão de obra. Também em termos tecnológicos, os produtos estão em um nível altíssimo e a comunicação funciona muito bem.
Os preços dos motores de centro ainda não foram oficialmente divulgados e os prazos de entrega também ainda são incertos. As estimativas atuais, porém, mostram que os preços realmente podem ser muito atrativos. O motor de 10 kW, devido à grande concorrência, é menos interessante. Por outro lado, as máquinas de instalação de 20 kW e 40 kW são extremamente interessantes para barcos maiores e lanchas rápidas.
Na nossa opinião, a maior desvantagem: alta voltagem. O tema da alta voltagem ainda não é muito difundido na náutica. Existem poucos construtores de barcos e eletricistas com experiência em sistemas de alta voltagem em barcos. Em comparação, todo carro já opera com alta voltagem e para muitas oficinas isso já é algo normal. E não estamos falando de 96V, mas sim de 400 - 800 V.
Fin X motor de popa
Ouvimos falar da Fin X pela primeira vez na Mets Trade 2022. Uma tecnologia de motor sem hélice – a propulsão é gerada por uma membrana vibratória. A vantagem: não há risco de ferimentos com a hélice e também não há perigo de quebra. Assim, é possível usar os motores sem problemas na presença de crianças em um bote inflável, sem precisar se preocupar. A membrana pode ser tocada durante a condução sem problemas.
A desvantagem dos motores FinX: a vibração é um pouco mais alta do que a de um motor de popa elétrico com desempenho comparável. Além disso, a gôndola do motor debaixo d'água é consideravelmente maior do que a de um motor de popa elétrico comparável. A resistência à água e a eficiência devem ser fisicamente menores. Ainda não temos informações exatas sobre a tecnologia e o preço final de venda – estamos curiosos!
Rim Drive 15 kW motor de popa
A Rim Drive apresentou na Mets um novo e maior motor de popa de 15 kW (48V). O design foi completamente reformulado e parece muito moderno e robusto. Um destaque especial é a faixa de LED verde. Também houve muitas melhorias técnicas, especialmente o suporte com os níveis de trim foi redesenhado e agora oferece mais funções. Além disso, a cor do alumínio anodizado ficou mais escura e agora combina melhor com o conceito.
WaterWorld Pod e acessórios
A WaterWorld apresentou um novo motor de pod especialmente para a navegação comercial. 3,5 kW de potência - muito semelhante ao já muito popular motor de pod de 3 kW da ePropulsion, mas segundo a própria empresa, com acabamento de qualidade muito superior e mais potente (especialmente para longas distâncias). O pod integra-se à rede de comunicação da WaterWorld e pode ser utilizado com as mesmas baterias e displays.
Falando em display e comunicação: a WaterWorld trabalhou muito nisso e agora apresentou sua própria função de mapas. O Apple iOS já pode ser utilizado em tablets, e tablets Android também deverão ter acesso futuramente. Além do aplicativo, também foi apresentado um módulo que integra baterias de terceiros ao sistema da WaterWorld e determina o nível de carga por meio de um shunt. Para todos que não querem usar as baterias da WaterWorld ou já possuem baterias, esta é a solução perfeita para uma integração sem complicações. (Aliás, o módulo também pode ser instalado posteriormente!)
Fischer Panda motor de centro
Fischer Panda é uma das marcas mais conhecidas de geradores e propulsores no segmento de iates. A Fischer Panda apresentou na feira náutica um motor de centro de 5 kW, que pode ser uma verdadeira alternativa para alguns proprietários de barcos. O motor embutido é refrigerado a ar e funciona normalmente com 48 V.
A particularidade, do nosso ponto de vista, é principalmente o formato estreito. Assim, o motor pode ser instalado mesmo em espaços limitados. Outra vantagem para a instalação é o peso leve. Com apenas 22 kg, é possível levantar e instalar o motor no barco sem dificuldades. Motores comparáveis pesam, em parte, mais de 40 kg.
RAD Propulsion
A RAD Propulsion apresentou oficialmente o motor de 40 kW com um motor de fluxo axial na Mets Trade. A empresa do Reino Unido é especializada em motores elétricos para barcos planadores e RIBs. Com um RIB, foi medida uma velocidade máxima de 25 nós, sendo a velocidade média mais próxima de 15 nós. Isso soa promissor, mas também tem seu preço. A RAD Propulsion utiliza no novo motor de popa de 40 kW uma tecnologia semelhante à da Propel.
Descobrimos a RAD Propulsion pela primeira vez no salão náutico de Düsseldorf em 2020. Na época, a equipe de engenharia teve a ideia de desenvolver motores externos, semelhantes aos da Rim Drive Technology. Após muito desenvolvimento, testes e pesquisa de mercado, a equipe percebeu uma lacuna no mercado para barcos planadores e RIBs leves.
TV de motores elétricos para barcos
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