Novidades da MetsTrade 2022

Novidades da MetsTrade 2022

1.400 expositores de 50 nações

1.400 expositores de 50 nações

Nossas impressões da Mets Trade2022

No nosso vídeo, vocês podem ver as impressões e novidades mais importantes. É bom ver que tanta coisa está acontecendo no setor de propulsão elétrica para barcos. Mesmo que os preços tenham subido muito este ano, todo o mercado está crescendo e mostra muito potencial para o futuro. Novidades da MetsTrade 2022.

Vídeo da Troca dos Mets 2022

Devido às configurações atuais de cookies, o vídeo do Youtube não pode ser exibido.

Baterias Aquamot LiFePO4

Aquamot, após alguns anos de desenvolvimento e testes, finalmente tem baterias de lítio em seu portfólio. Durante esse processo, foram realizados muitos testes e experimentações. A alta demanda por baterias e a difícil situação das matérias-primas fizeram com que o desenvolvimento demorasse bastante.


O tempo de espera acabou! A Aquamot prometeu baterias e cumpriu. E que baterias - extremamente leves e com preços muito atrativos. São baterias de 24 V, que podem ser usadas não só nos motores de 24 V, mas também nos motores de 48 V. A bateria é relativamente simples: sem BMS Bluetooth ou display - caso contrário, não seria possível alcançar um preço tão bom. Do nosso ponto de vista, agora há poucos motivos para optar por baterias AGM nos motores Aquamot.

Baterias Aquamot LiFePO4

Motores de centro e baterias ePropulsion

A maior novidade do ano: motores de centro da ePropulsion nas potências de 10 kW, 20 kW e 40 kW. Todos operando em 96V e com uma nova base de comunicação. Portanto, além das novas baterias de 96V, também são necessários os novos displays e manetes de aceleração. 


A grande vantagem que a ePropulsion oferece é o preço significativamente mais acessível em alguns casos. Os bons preços não se devem à falta de qualidade, mas sim à fabricação na China, que favorece custos menores de material e mão de obra. Também em termos tecnológicos, os produtos estão em um nível altíssimo e a comunicação funciona muito bem.


Os preços dos motores de centro ainda não foram oficialmente divulgados e os prazos de entrega também ainda são incertos. As estimativas atuais, porém, mostram que os preços realmente podem ser muito atrativos. O motor de 10 kW, devido à grande concorrência, é menos interessante. Por outro lado, as máquinas de instalação de 20 kW e 40 kW são extremamente interessantes para barcos maiores e lanchas rápidas.


Na nossa opinião, a maior desvantagem: alta voltagem. O tema da alta voltagem ainda não é muito difundido na náutica. Existem poucos construtores de barcos e eletricistas com experiência em sistemas de alta voltagem em barcos. Em comparação, todo carro já opera com alta voltagem e para muitas oficinas isso já é algo normal. E não estamos falando de 96V, mas sim de 400 - 800 V.

Motores de centro e baterias ePropulsion

Fin X motor de popa

Ouvimos falar da Fin X pela primeira vez na Mets Trade 2022. Uma tecnologia de motor sem hélice – a propulsão é gerada por uma membrana vibratória. A vantagem: não há risco de ferimentos com a hélice e também não há perigo de quebra. Assim, é possível usar os motores sem problemas na presença de crianças em um bote inflável, sem precisar se preocupar. A membrana pode ser tocada durante a condução sem problemas.


A desvantagem dos motores FinX: a vibração é um pouco mais alta do que a de um motor de popa elétrico com desempenho comparável. Além disso, a gôndola do motor debaixo d'água é consideravelmente maior do que a de um motor de popa elétrico comparável. A resistência à água e a eficiência devem ser fisicamente menores. Ainda não temos informações exatas sobre a tecnologia e o preço final de venda – estamos curiosos!

Fin X motor de popa

Rim Drive 15 kW motor de popa

A Rim Drive apresentou na Mets um novo e maior motor de popa de 15 kW (48V). O design foi completamente reformulado e parece muito moderno e robusto. Um destaque especial é a faixa de LED verde. Também houve muitas melhorias técnicas, especialmente o suporte com os níveis de trim foi redesenhado e agora oferece mais funções. Além disso, a cor do alumínio anodizado ficou mais escura e agora combina melhor com o conceito. 

Rim Drive 15 kW motor de popa

WaterWorld Pod e acessórios

A WaterWorld apresentou um novo motor de pod especialmente para a navegação comercial. 3,5 kW de potência - muito semelhante ao já muito popular motor de pod de 3 kW da ePropulsion, mas segundo a própria empresa, com acabamento de qualidade muito superior e mais potente (especialmente para longas distâncias). O pod integra-se à rede de comunicação da WaterWorld e pode ser utilizado com as mesmas baterias e displays.


Falando em display e comunicação: a WaterWorld trabalhou muito nisso e agora apresentou sua própria função de mapas. O Apple iOS já pode ser utilizado em tablets, e tablets Android também deverão ter acesso futuramente. Além do aplicativo, também foi apresentado um módulo que integra baterias de terceiros ao sistema da WaterWorld e determina o nível de carga por meio de um shunt. Para todos que não querem usar as baterias da WaterWorld ou já possuem baterias, esta é a solução perfeita para uma integração sem complicações. (Aliás, o módulo também pode ser instalado posteriormente!)

WaterWorld Pod e acessórios

Fischer Panda motor de centro

Fischer Panda é uma das marcas mais conhecidas de geradores e propulsores no segmento de iates. A Fischer Panda apresentou na feira náutica um motor de centro de 5 kW, que pode ser uma verdadeira alternativa para alguns proprietários de barcos. O motor embutido é refrigerado a ar e funciona normalmente com 48 V.


A particularidade, do nosso ponto de vista, é principalmente o formato estreito. Assim, o motor pode ser instalado mesmo em espaços limitados. Outra vantagem para a instalação é o peso leve. Com apenas 22 kg, é possível levantar e instalar o motor no barco sem dificuldades. Motores comparáveis pesam, em parte, mais de 40 kg.

Fischer Panda motor de centro

RAD Propulsion

A RAD Propulsion apresentou oficialmente o motor de 40 kW com um motor de fluxo axial na Mets Trade. A empresa do Reino Unido é especializada em motores elétricos para barcos planadores e RIBs. Com um RIB, foi medida uma velocidade máxima de 25 nós, sendo a velocidade média mais próxima de 15 nós. Isso soa promissor, mas também tem seu preço. A RAD Propulsion utiliza no novo motor de popa de 40 kW uma tecnologia semelhante à da Propel. 


Descobrimos a RAD Propulsion pela primeira vez no salão náutico de Düsseldorf em 2020. Na época, a equipe de engenharia teve a ideia de desenvolver motores externos, semelhantes aos da Rim Drive Technology. Após muito desenvolvimento, testes e pesquisa de mercado, a equipe percebeu uma lacuna no mercado para barcos planadores e RIBs leves.

RAD Propulsion

TV de motores elétricos para barcos

Devemos analisar um dos motores mais recentes em um teste? Escreva para nós nos comentários do YouTube!

Suas vantagens com a greenboatsolutions

simples.
Alguns cliques poupam muito tempo e estresse!
rápido.
Você receberá um resultado em até 5 minutos.
comparável.

Você está comparando quase 600 motores elétricos diferentes.

transparente.

Você tem uma visão geral de mais de 30 fabricantes.

Perguntas em aberto?

Envie-nos uma mensagem!

contact image