MetsTrade 2025 - novos motores elétricos
Mais rápido e mais forte - também neste ano estivemos presentes durante 3 dias para encontrar todos os conhecidos e parceiros na MetsTrade e conferir todas as novidades.
Neste blog você confere quais são as novidades para 2025. Infelizmente, também neste ano não conseguimos abordar cada empresa individualmente, por isso tentamos focar no mais importante.
Algumas novidades ainda não são oficiais, recomendamos entrar em contato conosco antes de fazer o pedido.
Spirit 2 da ePropulsion
O novo Spirit 2 da ePropulsion estabelece uma nova categoria no segmento de motores de popa elétricos com bateria integrada, totalmente sob o lema NAVEGAÇÃO EM PLANEIO.
Até agora, os motores de popa com bateria integrada foram projetados apenas para navegação lenta, a 8 até no máximo 10 km/h. Agora temos um motor pronto para produção em série que promete até 18 km/h com potência contínua de 2 kW e 22 km/h com potência máxima de 3 kW.
Os testes foram realizados em um barco de alumínio muito leve com uma pessoa em águas calmas. Realisticamente, os valores são um pouco menores – ainda assim, fica claro que o barco ganha velocidade como um motor a gasolina de 5 HP.
Recomendamos fortemente a pré-encomenda do Spirit 2 incl. bateria de 1.568 Wh.
Momentum U2 com bateria integrada
O Momentum U2 já havia sido anunciado muito antes do ePropulsion Spirit 2, porém o motor da marca líder ePropulsion acaba roubando um pouco a cena.
O Momentum U2 tem até 2,5 kW, ou seja, 25% mais potência contínua e o peso é cerca de 5 kg menor. Isso se deve principalmente ao motor mais leve, mas também à bateria menor.
Em termos de preço, o Momentum U2 custará algumas centenas de euros a mais, mas também traz algumas vantagens. Vamos testar os motores no início de 2026 e então poderemos relatar detalhadamente em um vídeo. As pré-encomendas já são possíveis!
Link para o novo Momentum U2
Travel XS da Torqeedo
Em comparação com a ePropulsion e a Momentum, a Torqeedo dá um passo ligeiramente atrás e quer ter o melhor motor de entrada no mercado, com um preço abaixo do limite mágico de 2.000€.
O novo Travel XS tem um motor elétrico de 700 W e uma bateria de 648 Wh. Esta é suficiente para distâncias curtas e o motor oferece força de propulsão suficiente para botes infláveis e barcos de pesca.
A Torqeedo continua a convencer com uma qualidade muito boa em torno do leme e do display.
Boatee - 1,3 kW motor de popa ULTRALEVE
Nunca tínhamos ouvido falar da Boatee antes e ficamos ainda mais surpresos com o pequeno, mas sofisticado motor de popa com potência de 1,3 kW. O motor e o eixo são tão leves e estreitos que quase não há resistência da água, permitindo que os barcos naveguem de forma muito eficiente.
O motor pesa apenas 6 kg. É necessário ainda uma bateria externa, que é conectada ao motor por meio de um cabo e fica acomodada dentro do barco. O motor de 1,3 kW certamente tem potencial. Em termos de preço, deve estar na faixa da ePropulsion e Torqeedo, incluindo a bateria.
Se tiver interesse em um Boatee, avise-nos!
Competr 22 kW motor de popa para barcos auxiliares
A empresa Competr apresenta um motor de 22 kW com um design de hélice realmente interessante! Aqui temos dois hélices girando em sentidos opostos, onde as hélices também ficam à frente do próprio motor, o que teoricamente reduz ainda mais a resistência do motor na água.
Tecnicamente, a solução da Competr parece realmente inteligente e os vídeos de teste também mostram resultados positivos. Na faixa de potência dos tradicionais motores de popa de 20-30 HP, para ser sincero, não há muitos fornecedores e a Competr certamente pode encontrar seu espaço, desde que entre em produção em série.
Estamos curiosos e manteremos vocês informados!
EVOA - Motor de popa para bote auxiliar
Maior, mais rápido, mais longe – assim são os motores dos EUA. A EVOA apresenta na METS em Amsterdã um motor de popa de 27 kW, mas já desenvolveu também um motor de popa de 130 kW (veja a imagem).
Atualmente, estamos aguardando para ver se e quando a marca chegará ao mercado europeu. Especialmente a opção de 27 kW para barcos de apoio tem potencial, pois a bateria ainda não precisa ser excessivamente grande.
VETUS 22 kW E-Line motor de popa interno
VETUS é realmente um dos motores de centro mais populares em nosso catálogo, com alta confiabilidade a um preço acessível.
Em 2026, a potência será dobrada – agora com 22 kW para barcos de até 10 toneladas de deslocamento ou mais. Nesse segmento de potência, além da Green Marine e talvez da WaterWorld, ainda não há muitos fornecedores. Acho que em 2026 vamos realizar algumas reformas maiores com o novo motor de 22 kW!
Mais novidades para 2025
O sistema completo do motor BOSCH de 160 kW na versão Plug & Play está pronto. A RAD Propulsion apresenta pela primeira vez o motor de 120 kW e um esboço de um pequeno motor de popa com cerca de 6 - 10 kW (impresso em 3D).
Além disso, houve algumas inovações, como um propulsor a jato de 50 kW da Molabo, que já está sendo instalado em um barco Kaiser e proporciona um desempenho impressionante.
No geral, realmente novidades incríveis que despertam o desejo por mais motores elétricos no futuro!
Rim Drive Entry Level Motor de popa
A Rim Drive Technology apresenta na METS em Amsterdã seus motores de popa com leme na faixa de potência de 2,5 a 15 kW. Além disso, há também algumas novidades no controle:
Os novos sistemas Rim Drive DPS oferecem um controle preciso e confiável para embarcações elétricas. Desde o posicionamento dinâmico até a gestão do motor, eles garantem uma operação suave e manobras precisas.
Perguntas sobre a Mets Amsterdam 2025?
Dúvidas em aberto?
Suas vantagens com a greenboatsolutions
Você está comparando quase 600 motores elétricos diferentes.
Você tem uma visão geral de mais de 30 fabricantes.