Impressões da MetsTrade 2023
Empolgante e promissor são as primeiras palavras que me vêm à mente depois do evento. A feira estava muito mais cheia este ano – não só de visitantes, mas também de expositores de motores elétricos e baterias. Em 2 dias, não conseguimos conversar com todos os fabricantes.
Neste blog, vocês vão ler sobre as novidades. Infelizmente, não conseguimos abordar cada empresa individualmente e relatar tudo em detalhes. Se tiverem dúvidas sobre empresas/expositores específicos, é só ligar! Tudo isso na METSTRADE 2023 – Novidades sobre motores elétricos.
EPropulsion dita o tom
Como um dos maiores revendedores especializados da ePropulsion, sabíamos, é claro, que a METS seria usada para uma apresentação muito especial. A ePropulsion apresentou 3 novos motores de popa com 12 kW.
Nessa faixa de potência, além da Torqeedo, até agora havia [quase] nenhuma concorrência séria. A ePropulsion superou claramente nossas expectativas: controle elétrico, trim e tilt elétricos, baterias LiFePO4 da série I e um sistema conectado e inteligente com GPS, função de manutenção de curso e geofencing.
Alta voltagem - Atenção ou pé na tábua?
Alta voltagem ainda está fora do radar no setor náutico na Alemanha. Muitos fabricantes tentam permanecer na faixa de baixa voltagem, por medo de regulamentações, certificações e uso inadequado.
Do ponto de vista técnico, quase não há outra opção senão aumentar a voltagem quando se deseja mais potência. Mas sejamos sinceros: até mesmo para ligar o fogão ou instalar outros equipamentos elétricos, é recomendável chamar um profissional. Desde criança, já somos alertados a não colocar os dedos na tomada.
O mesmo nível de atenção deve ser, obviamente, aplicado no setor náutico. Já obtivemos todas as certificações necessárias para operar sistemas de alta voltagem. Junto com o seu construtor de barcos, podemos começar imediatamente e instalar seu motor de popa, motor de centro ou motor de pod!
O que faz o líder de mercado? Surpresa!
A Torqeedo não dorme – pontualmente para a MetsTrade, a Torqeedo apresenta, além de um novo logotipo/branding, também uma linha de produtos Travel renovada. Esta já havia sido mais ou menos anunciada na boot 2023 em janeiro. Mesmo assim, ninguém sabia exatamente o que iria acontecer.
A Torqeedo já produziu mais de 250.000 motores elétricos e os vendeu para homens e mulheres. Nos últimos anos, a concorrência aumentou cada vez mais: um Haswing Ultima 3.0.
A Torqeedo precisava de um novo posicionamento. Competir em preço com modelos da China, considerando as condições de produção, simplesmente não é possível, então o rumo foi definido para "continuar líder de mercado": qualidade, funcionalidade e conectividade.
Se eu tivesse que comparar com uma marca de automóveis, a Torqeedo seria provavelmente um Audi no segmento premium acessível.
Torqeedo Travel e Travel XP
A lista de melhorias é longa: O Travel XP com uma potência de 1,6 kW para veleiros um pouco maiores ou mais velocidade em botes infláveis. Este é mais comparável a um motor a gasolina de 5 HP.
Fora de borda de 50 kW a 48V
A Molabo traz a inovação do motor de 50 kW (80 kW de pico), antes disponível como motor interno, agora também como fora de borda para o mercado! A empresa alemã, com produção na Alemanha, abre assim um novo mercado para a área de barcos esportivos.
Se você tiver dúvidas sobre autonomia, baterias, configuração e preços, entre em contato conosco!
Potência EXTREMA - navegação comercial e barcos planadores
Volta Future
Drives elétricos Z com um design muito compacto e patenteado, com potência entre 66 e 222 kW. Os propulsores são perfeitos para todo tipo de barco planador e permitem uma integração suave ao seu barco.
E-Falke
Motores de qualidade suíça de 300 kW como fora de borda, dentro de borda ou Z-Drive. Podem ser usados em combinação como híbridos ou também para aplicações com hidrogênio.
NT-Systems
Dentro de borda entre 25 e 500 kW para diferentes áreas de aplicação. Até agora, vi poucos controles tão modernos e de alta qualidade – realmente impressionante!
Propulsão a jato elétrica
Especialmente para pequenos botes auxiliares e RIBs, a empresa Zerojet da Nova Zelândia desenvolveu uma propulsão a jato. O motor em si tem 10 kW e geralmente é integrado ao barco em combinação com uma bateria de 5 kWh ou 10 kWh.
As vantagens de uma propulsão a jato são diversas: alta eficiência, aceleração enorme, máximo prazer ao dirigir. No entanto, a integração no barco não deve ser subestimada e é muito mais complexa do que em um motor de popa convencional. Especialmente para novas séries de barcos, essa propulsão pode ser realmente interessante!
Motores elétricos baratos do Extremo Oriente
Sempre surgem novos fabricantes, ou já estabelecidos, de motores para barcos que querem entrar no mercado de propulsão elétrica. O melhor exemplo atualmente é provavelmente a empresa Parsun, que também é conhecida pelos motores a gasolina.
Depois do motor de popa com bateria integrada, desta vez também foi apresentado um motor de 6 kW – semelhante ao Navy 6.0 EVO. Provavelmente ainda mais barato em termos de preço, mas sem poder fazer afirmações sobre qualidade, durabilidade e serviço.
Conclusão sobre a METS 2023
A boa notícia para todos nós deve ser: o mercado de propulsão elétrica está sob pressão, e constantemente surgem novas inovações e melhorias. E esse desenvolvimento certamente continuará nos próximos anos.
Para o navegante e também para nós, como revendedores especializados, isso traz apenas vantagens. Estamos ansiosos pelos próximos anos neste ambiente empolgante e dinâmico!
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