Instalação de um motor elétrico pod em veleiro 🛠️

Instalação de um motor elétrico pod em veleiro 🛠️

Motor elétrico para uma Hallberg Rassy 26

O barco do nosso cliente é um Hallberg Rassy 26. O barco é do ano de 1979.


O barco tem um peso de 2.500 kg, um comprimento total de 7,95 m e um comprimento na linha d'água de 6,7 m. Calculando, resulta numa velocidade de casco de cerca de 6 nós, ou seja, 11 km/h.

O proprietário desejava, na consultoria, chegar próximo à velocidade de casco com um tempo de navegação de 5-6 horas a 4 nós, ou seja, um alcance de pelo menos 20 milhas náuticas. A instalação do motor elétrico tipo pod no barco foi bem-sucedida.

Motor elétrico para uma Hallberg Rassy 26

Curva teórica de navegação da Hallberg Rassy 26

Curva teórica de navegação da Hallberg Rassy 26

Tempo de navegação, velocidade e autonomia desejados

De acordo com a curva teórica de navegação calculada, para uma velocidade de 4 nós é necessária uma potência contínua de cerca de 1,3 kW por hora. Para uma velocidade de 5 nós, já são cerca de 3,5 kW por hora. Aqui se percebe claramente a relação exponencial entre consumo e velocidade.


No final das contas, para os requisitos do cliente de 4-5 nós, um motor de 4 kW de potência deveria ser suficiente. No entanto, para manter o barco manobrável mesmo com vento e mau tempo, foi instalado, por nossa recomendação, um motor de 6 kW – também porque não há muitas opções no mercado entre 3 e 6 kW. Para o tempo de navegação desejado, são necessárias 2 baterias de 5 kWh cada.

Tempo de navegação, velocidade e autonomia desejados

Qual era o motor instalado anteriormente?

Nos últimos 3 anos, foi instalado um Volvo Penta MD2020 com potência de 19 cv. Este serviu como motor de substituição para o Volvo Penta MD2010 original, que havia sofrido danos no coletor de escape.

O MD2010 tinha uma potência de 10 cv. Antes disso, nos anos 90, havia até mesmo apenas um motor de substituição MD5 instalado, com potência de 8 cv.

Os 8 ou 10 cv podem ser facilmente substituídos pelo ePropulsion de 6 kW.

Qual era o motor instalado anteriormente?

Por que o motor de popa ePropulsion?

  • Melhor relação custo-benefício no momento atual

  • Contato pessoal em caso de serviço

  • Sem manutenção e serviço anuais, assim como reparo de peças de desgaste

  • Muitas experiências positivas com o motor

  • Compatibilidade com baterias de terceiros

  • Link para o ePropulsion Pod de 6 kW (incl. preços e opções de bateria)

Por que o motor de popa ePropulsion?

Diagrama de circuito para o motor pod de 48V

Diagrama de circuito para o motor pod de 48V

Instalação do motor elétrico pod no barco

Remoção do antigo motor a diesel
A remoção do antigo saildrive já havia sido realizada pelo proprietário, o que nos poupou muito tempo na instalação. O tanque, as mangueiras e a alavanca de comando também foram removidos.

Montagem do motor de pod
A base existente do saildrive pôde ser reutilizada. Devido à abertura já existente no casco, a instalação foi realizada um pouco mais rapidamente. É importante vedar as perfurações e a base em todos os pontos – ou seja, nos parafusos do motor e também no canal de cabos.

A ePropulsion possui uma placa adaptadora especial para a instalação em bases de saildrive. A placa adaptadora também facilita a instalação do motor. O controlador fica localizado diretamente à frente do motor de pod. Do controlador saem cabos para a bateria e para a alavanca de comando/display.

Instalação do motor elétrico pod no barco

Montagem do motor pod no barco

Montagem do motor pod no barco

Inserção das baterias

Instalação e ligação das baterias
Espaço suficiente desempenha um papel importante na escolha das baterias e na localização a bordo. O ideal é que você tenha fácil acesso aos terminais da bateria e haja espaço suficiente para a fiação.

Ao conectar duas ou mais baterias em paralelo, é importante garantir uma resistência uniforme nos cabos positivo e negativo e carregar ambas exatamente da mesma forma.

O equilíbrio correto garante correntes de carga e descarga iguais, o que prolonga a vida útil das baterias e minimiza falhas durante o funcionamento.

Inserção das baterias

Instalação elétrica

Mesmo que o manual da ePropulsion não mencione fusíveis extras, normalmente instalamos no sistema suportes de fusíveis, fusíveis, um shunt para monitoramento adicional e um disjuntor principal extra.

Baterias de terceiros não podem ser integradas ao display próprio da ePropulsion, por isso, para nós, é muito importante um monitoramento separado da capacidade restante. Alguns sistemas, como o Victron BMV, também podem calcular o tempo de autonomia restante.

Além disso, as baterias já vinham com pequenos displays para avaliação, então também instalamos essas duas telas. Neste caso, também está instalado um conversor DC-DC, que alimenta a bateria de 12V com energia da bateria de propulsão.

  • Instalação elétrica-1
  • Instalação elétrica-2
  • Instalação elétrica-3

Comissionamento do motor pod

Após a instalação do motor, do controlador e da fiação das baterias, seguiu-se a montagem da alavanca de comando e do display. Além disso, ainda foi necessário montar a hélice no motor.

O ePropulsion Pod 6.0 EVO possui uma hélice de alumínio de 3 pás. Sob vela, o motor de pod reduz a velocidade em cerca de 1-2 km/h (0,5 - 1 nó). Opcionalmente, pode-se utilizar uma hélice dobrável, que se recolhe sob vela e oferece menor resistência à água. Sem a hélice dobrável, o motor de pod pode regenerar energia durante a navegação (mas apenas em combinação com baterias ePropulsion).

Comissionamento do motor pod

Curva prática de condução do motor pod de 6 kW

Curva prática de condução do motor pod de 6 kW

Teste de condução com motor pod elétrico

O ePropulsion Pod impressiona com uma operação extremamente silenciosa e uma força de propulsão considerável. Mesmo com 200-500 watts, o barco já começa a se mover lentamente. A velocidade de cruzeiro fica mais entre 1.000 - 1.500 watts.

Conclusão sobre a instalação

A vedação demorou um pouco mais devido a circunstâncias difíceis. Em condições ideais, a instalação e colocação em funcionamento de um motor de pod não leva muito mais do que dois dias – dependendo do tamanho do barco e do equipamento adicional, pode naturalmente demorar um pouco mais.

Você também quer converter seu barco para um motor de pod? Entre em contato conosco agora!

Dúvidas em aberto?

Você também quer converter seu barco para um motor de pod? Entre em contato conosco agora!

Suas vantagens com a greenboatsolutions

simples.
Alguns cliques poupam muito tempo e estresse!
rápido.
Você receberá um resultado em até 5 minutos.
comparável.

Você está comparando quase 600 motores elétricos diferentes.

transparente.

Você tem uma visão geral de mais de 30 fabricantes.

Perguntas em aberto?

Envie-nos uma mensagem!

contact image