Motor elétrico para uma Hallberg Rassy 26
O barco do nosso cliente é um Hallberg Rassy 26. O barco é do ano de 1979.
O barco tem um peso de 2.500 kg, um comprimento total de 7,95 m e um comprimento na linha d'água de 6,7 m. Calculando, resulta numa velocidade de casco de cerca de 6 nós, ou seja, 11 km/h.
O proprietário desejava, na consultoria, chegar próximo à velocidade de casco com um tempo de navegação de 5-6 horas a 4 nós, ou seja, um alcance de pelo menos 20 milhas náuticas. A instalação do motor elétrico tipo pod no barco foi bem-sucedida.
Curva teórica de navegação da Hallberg Rassy 26
Tempo de navegação, velocidade e autonomia desejados
De acordo com a curva teórica de navegação calculada, para uma velocidade de 4 nós é necessária uma potência contínua de cerca de 1,3 kW por hora. Para uma velocidade de 5 nós, já são cerca de 3,5 kW por hora. Aqui se percebe claramente a relação exponencial entre consumo e velocidade.
No final das contas, para os requisitos do cliente de 4-5 nós, um motor de 4 kW de potência deveria ser suficiente. No entanto, para manter o barco manobrável mesmo com vento e mau tempo, foi instalado, por nossa recomendação, um motor de 6 kW – também porque não há muitas opções no mercado entre 3 e 6 kW. Para o tempo de navegação desejado, são necessárias 2 baterias de 5 kWh cada.
Qual era o motor instalado anteriormente?
Nos últimos 3 anos, foi instalado um Volvo Penta MD2020 com potência de 19 cv. Este serviu como motor de substituição para o Volvo Penta MD2010 original, que havia sofrido danos no coletor de escape.
O MD2010 tinha uma potência de 10 cv. Antes disso, nos anos 90, havia até mesmo apenas um motor de substituição MD5 instalado, com potência de 8 cv.
Os 8 ou 10 cv podem ser facilmente substituídos pelo ePropulsion de 6 kW.
Por que o motor de popa ePropulsion?
-
Melhor relação custo-benefício no momento atual
-
Contato pessoal em caso de serviço
-
Sem manutenção e serviço anuais, assim como reparo de peças de desgaste
-
Muitas experiências positivas com o motor
-
Compatibilidade com baterias de terceiros
-
Link para o ePropulsion Pod de 6 kW (incl. preços e opções de bateria)
Diagrama de circuito para o motor pod de 48V
Instalação do motor elétrico pod no barco
Remoção do antigo motor a diesel
A remoção do antigo saildrive já havia sido realizada pelo proprietário, o que nos poupou muito tempo na instalação. O tanque, as mangueiras e a alavanca de comando também foram removidos.
Montagem do motor de pod
A base existente do saildrive pôde ser reutilizada. Devido à abertura já existente no casco, a instalação foi realizada um pouco mais rapidamente. É importante vedar as perfurações e a base em todos os pontos – ou seja, nos parafusos do motor e também no canal de cabos.
A ePropulsion possui uma placa adaptadora especial para a instalação em bases de saildrive. A placa adaptadora também facilita a instalação do motor. O controlador fica localizado diretamente à frente do motor de pod. Do controlador saem cabos para a bateria e para a alavanca de comando/display.
Montagem do motor pod no barco
Inserção das baterias
Instalação e ligação das baterias
Espaço suficiente desempenha um papel importante na escolha das baterias e na localização a bordo. O ideal é que você tenha fácil acesso aos terminais da bateria e haja espaço suficiente para a fiação.
Ao conectar duas ou mais baterias em paralelo, é importante garantir uma resistência uniforme nos cabos positivo e negativo e carregar ambas exatamente da mesma forma.
O equilíbrio correto garante correntes de carga e descarga iguais, o que prolonga a vida útil das baterias e minimiza falhas durante o funcionamento.
Instalação elétrica
Mesmo que o manual da ePropulsion não mencione fusíveis extras, normalmente instalamos no sistema suportes de fusíveis, fusíveis, um shunt para monitoramento adicional e um disjuntor principal extra.
Baterias de terceiros não podem ser integradas ao display próprio da ePropulsion, por isso, para nós, é muito importante um monitoramento separado da capacidade restante. Alguns sistemas, como o Victron BMV, também podem calcular o tempo de autonomia restante.
Além disso, as baterias já vinham com pequenos displays para avaliação, então também instalamos essas duas telas. Neste caso, também está instalado um conversor DC-DC, que alimenta a bateria de 12V com energia da bateria de propulsão.
Comissionamento do motor pod
Após a instalação do motor, do controlador e da fiação das baterias, seguiu-se a montagem da alavanca de comando e do display. Além disso, ainda foi necessário montar a hélice no motor.
O ePropulsion Pod 6.0 EVO possui uma hélice de alumínio de 3 pás. Sob vela, o motor de pod reduz a velocidade em cerca de 1-2 km/h (0,5 - 1 nó). Opcionalmente, pode-se utilizar uma hélice dobrável, que se recolhe sob vela e oferece menor resistência à água. Sem a hélice dobrável, o motor de pod pode regenerar energia durante a navegação (mas apenas em combinação com baterias ePropulsion).
Curva prática de condução do motor pod de 6 kW
Teste de condução com motor pod elétrico
O ePropulsion Pod impressiona com uma operação extremamente silenciosa e uma força de propulsão considerável. Mesmo com 200-500 watts, o barco já começa a se mover lentamente. A velocidade de cruzeiro fica mais entre 1.000 - 1.500 watts.
Conclusão sobre a instalação
A vedação demorou um pouco mais devido a circunstâncias difíceis. Em condições ideais, a instalação e colocação em funcionamento de um motor de pod não leva muito mais do que dois dias – dependendo do tamanho do barco e do equipamento adicional, pode naturalmente demorar um pouco mais.
Você também quer converter seu barco para um motor de pod? Entre em contato conosco agora!
Dúvidas em aberto?
Suas vantagens com a greenboatsolutions
Você está comparando quase 600 motores elétricos diferentes.
Você tem uma visão geral de mais de 30 fabricantes.