Barcos elétricos - tudo o que você precisa saber

Barcos elétricos - tudo o que você precisa saber

O que deve ser considerado ao comprar um motor elétrico? Os motores elétricos utilizam tecnologia de ponta. Damos-lhe uma visão geral dos temas mais importantes relacionados ao seu barco. Antes de entrarmos em detalhes, começamos com algumas informações breves sobre tipos de barcos e formas de casco.

Formas de casco em barcos

Basicamente, os cascos de barcos são classificados como deslocantes ou planadores. Um deslocante é um barco que desloca permanentemente exatamente a quantidade de água correspondente ao seu peso. Nenhum deslocante pode ultrapassar a velocidade de casco, ou seja, ultrapassar com a popa a onda gerada pela proa.

Formas de casco em barcos

Em repouso e em baixa velocidade, todo barco é um deslocador. Um planeador ergue-se da água graças à forma do casco à medida que a velocidade aumenta. O ideal é um casco liso e alongado, sendo vantajosa uma popa larga. Assim, a velocidade do casco é largamente ultrapassada, pois, ao sair da água, a resistência da água também desaparece.

Potência do seu motor elétrico

Quanta potência meu barco precisa?

O peso do seu barco (deslocamento) é decisivo para a escolha do motor elétrico. Em resumo: quanto mais pesado for o seu barco, mais potência o motor precisará. É importante que você também esteja preparado para condições climáticas adversas. Correntes fortes e ondas altas não devem ser um problema para você.

Quanta potência meu barco precisa?

Qual é o peso do meu barco?

Caso seja difícil para você estimar exatamente o peso do barco, é melhor considerar o “pior cenário”. Ou seja, inclua pessoas e carga adicional no cálculo. Indique o peso um pouco mais alto por segurança, para garantir uma boa manobrabilidade e velocidade de cruzeiro com o seu barco.

Determinação da potência

Para um barco de deslocamento, consideramos 2kW por tonelada de peso do barco. Assim, você multiplica o peso do barco (em toneladas) por 2 e obtém a potência correspondente. Por pessoa, geralmente calculamos com 75kg e, para a carga adicional, consideramos mais 50kg de forma geral.

Um exemplo de cálculo

O peso vazio do barco na imagem abaixo é de 1.000 kg. No nosso caso, navegamos no máximo com 2 adultos e consideramos mais 50 kg para uma criança pequena, comida, bebidas e âncora. No total, o peso do barco é de 1.200 kg. Multiplicando pelo fator 2, obtemos a potência necessária do motor de 2,4 kW para nosso motor de popa elétrico.

Carteira de habilitação náutica necessária a partir de 7,5 kW

Se você possui uma carteira de habilitação náutica, pode pular este parágrafo sem problemas. Caso contrário, deve seguir o valor de referência de no máximo 15 HP, com os quais é possível navegar sem habilitação.

Desde 01/01/2023, é permitida uma potência elétrica máxima de 7,5 kW (cerca de 10 HP) para navegação sem habilitação. Um motor elétrico de 11 kW (~15 HP) exige carteira de habilitação!

Quais motores são compatíveis?

Dependendo da potência, diferentes fabricantes são relevantes para você. No exemplo acima, por exemplo, um motor de popa da Minn Kota ou um motor de fora de borda da Torqeedo seriam muito adequados. No entanto, para comparar todos os mais de 20 fabricantes diferentes, recomendamos utilizar nosso buscador de produtos!

Potência em barcos planadores

Um barco planador é capaz de se elevar da água e planar à medida que a velocidade aumenta. Com isso, a velocidade do casco é amplamente superada. Para planar, é necessária uma potência de motor significativamente maior. Em nosso consultor digital, calculamos para você uma potência aproximada do motor para o seu barco planador.

Potência em barcos planadores

Motor de combustão vs. motor elétrico

Você tinha até agora um motor a combustão? Preciso de um motor mais potente? Não se preocupe: os motores elétricos são mais eficientes, especialmente em baixas rotações, e geralmente mais potentes. Dependendo do motor elétrico, até mesmo um controle de velocidade contínuo pode estar disponível.


Você pode calcular uma potência semelhante para o motor elétrico. Recomendamos antecipadamente o uso da nossa consultoria digital. Muitas vezes, os motores a combustão são superdimensionados e você acaba gastando dinheiro demais na compra.


Quer receber todas as informações sobre o motor elétrico e a potência necessária? Em seguida, vamos falar sobre a velocidade e, depois, sobre o consumo de energia. Vale a pena usar um motor elétrico ou não?!

Velocidade

Quão rápido posso andar com meu motor elétrico? Ele tem menos força de empuxo do que meu motor a combustão? Esclarecemos o mito da velocidade para você:

De que depende a velocidade?

A velocidade depende do seu barco individual e muito menos do motor do que você imagina! Portanto, não importa se você tem um motor a combustão ou um motor elétrico limpo a bordo. Um motor elétrico leva um barco de planeio, com potência adequada, à mesma velocidade que um motor a combustão com a mesma potência nominal faria.


Se você tem um barco com um casco adequado para planeio e instalou um motor suficientemente potente, é claro que também pode atingir o planeio com seu barco. No entanto, você não deve esquecer: em altas velocidades, o consumo de energia também é muito alto, mas falaremos mais sobre isso adiante.

Comprimento da linha d'água do seu barco

O que é o comprimento da linha d'água e para que serve? Com o comprimento da linha d'água, você pode fazer uma estimativa aproximada da velocidade esperada do seu barco. Quanto maior for, maior será também a velocidade de casco do seu barco.


Essa informação é basicamente interessante para você, mas desempenha apenas um papel secundário na escolha do motor. Para barcos de planeio, o comprimento da linha d'água é importante para o cálculo da potência mínima! Você pode ler mais sobre o caso especial dos barcos de planeio aqui.

Velocidade em barcos planadores

A transição para o modo de planeio ocorre aproximadamente a 2,8 vezes a velocidade de casco, o que naturalmente varia de acordo com o barco. Por isso, barcos com uma velocidade de casco menor entram mais rapidamente no modo de planeio.

Velocidade em barcos planadores

A velocidade máxima de um planador é limitada pela potência do motor e pela resistência do ar. Esta aumenta com o aumento da velocidade e, em determinado momento, faz com que o casco do barco levante. O barco perde o contato com a água, o que deve ser evitado a todo custo.

Quebra da barreira do som

A transição do modo de deslocamento para o planeio pode ser comparada à quebra da barreira do som por um avião. No barco, a popa ultrapassa a própria onda de proa. É semelhante ao avião: durante o voo, ele atravessa a onda sonora que ele mesmo gerou.

Mistura de deslocamento e planeio

Além disso, existem ainda os cascos semiplanantes. Os semiplanantes são capazes de "subir" na sua própria onda de proa e, em parte, ultrapassá-la. Assim, podem atingir velocidades superiores, de 2 a 2,5 vezes a velocidade de casco.


No entanto, eles não conseguem entrar totalmente em regime de planeio. A ideia por trás do conceito dos cascos semiplanantes é que se atinjam velocidades mais altas com o mesmo consumo de energia.

Mais rápido do que a polícia permite

O recorde mundial atual para o barco elétrico mais rápido é de 142,6 km/h. Essa velocidade foi alcançada com um barco especialmente modificado para esse fim em uma pista de testes. No entanto, já existem barcos elétricos de produção em série que podem atingir quase 50 nós, ou seja, 92,6 km/h.


Como pode ver, você também pode andar mais rápido com um motor elétrico do que a polícia permite. Para passeios de barco mais longos, no entanto, recomenda-se uma velocidade moderada. Além disso, é claro, também se aplicam os limites de velocidade nas águas, que recomendamos fortemente respeitar.

Consumo de energia

Para dobrar a velocidade, é necessária aproximadamente oito vezes mais potência. Por isso, especialmente em motores elétricos, recomenda-se prestar atenção a uma velocidade econômica para alcançar um tempo de condução mais longo. Na maioria das vezes, essa velocidade está até acima do limite de velocidade.

Dependendo da forma do casco

O consumo de energia depende, entre outras coisas, da forma do casco. Distingue-se entre deslocamento, semi-planador e planador. No modo de deslocamento, é necessário menos energia. Em barcos-casa, já é possível navegar de forma autônoma neste modo.

Exemplo de cálculo

0,5 kW por tonelada de peso do barco geralmente são suficientes para levar um barco a 70% da velocidade de casco. Até cerca de 80% da velocidade de casco, o consumo de energia é relativamente baixo. Acima disso, o consumo aumenta significativamente.

Consumo exponencial

Se você acelerar além de 80% da velocidade de cruzeiro, seu barco de deslocamento ficará apenas um pouco mais rápido, mas consumirá exponencialmente mais energia. Se você tem um barco planador, deve navegar ou em modo de deslocamento ou em modo de planeio. Navegar em meio-planeio é muito ineficiente.

Cálculo

O que significa exponencial? Para dobrar a velocidade, é necessária a terceira potência. Cálculo: 2x2x2 = 8. Para acelerar de 10 km/h para 20 km/h, é consumida 8 vezes mais energia.


O princípio é o mesmo para motores de combustão e motores elétricos, por isso, no caso do motor de combustão, deve-se garantir combustível suficiente e, no motor elétrico, uma bateria suficientemente grande.

O que acontece durante a semi-planagem?

Se o seu barco não for adequado para planar ou se a potência do motor não for suficiente, você não conseguirá superar a onda de proa e acabará empurrando-a à sua frente. Uma grande onda se forma na proa do barco, oferecendo muita resistência. Com isso, muita energia é desperdiçada e o seu barco ficará apenas um pouco mais rápido.

Consumo de energia em semi-planeio

O consumo de energia também aumenta significativamente e a autonomia/tempo de navegação diminui drasticamente. Além disso, o motor e o sistema de baterias são fortemente exigidos, o que pode limitar a durabilidade. Adicionalmente, você pode incomodar outros navegadores e praticantes de esportes aquáticos com uma grande onda e até danificar estruturas de contenção na margem.

Duração da viagem e capacidade

A duração máxima da viagem depende da capacidade da bateria. Quanto mais tempo você quiser navegar, mais energia vai precisar. Com uma bateria descarregada, você só poderá ser rebocado por outros barcos até o próximo porto.

Duração da viagem e capacidade

Falando por experiência própria: a maioria dos proprietários de barcos são muito prestativos e gostam de ajudar. Por precaução, não faz mal ter uma corda longa a bordo. No entanto, é preciso que haja um barco por perto. Portanto: melhor ter capacidade de sobra do que de menos.

Cálculo da capacidade

O tempo de viagem depende do seu modo de condução! Para o consumo máximo, multiplique a potência do seu motor pelo tempo de viagem. Com 4 kW e 2 horas de viagem, você precisaria ter uma bateria de 8 kWh a bordo.


Atenção: Normalmente, você não navega sempre com potência máxima pelo lago. Geralmente, você navega em velocidade econômica. (Também aqui: exceções confirmam a regra)

Velocidade econômica

O que é a velocidade econômica? Ela é mais eficiente e economiza energia. Corresponde a cerca de 70% da velocidade máxima. Na maioria das vezes, essa velocidade ainda é significativamente maior do que a permitida na maioria das vias navegáveis e corpos d'água na Alemanha.

Velocidade econômica

Quanto tempo dura o motor elétrico do meu barco

Muitas vezes, em um passeio de um dia de cerca de 8 horas, a bateria não é totalmente descarregada. Normalmente, durante o passeio, faz-se uma parada para ancorar, tomar sol ou nadar. Portanto, lembre-se sempre de considerar o tempo máximo de funcionamento. A bateria é aqui o fator principal.

Capacidade efetiva

Sempre calculamos a capacidade efetiva nos nossos cálculos. Esta é a energia que pode ser realmente retirada do sistema de baterias. Ao indicar o tempo de funcionamento, recomendamos planejar com uma margem de segurança.


Em nossas entradas, calculamos para você a capacidade necessária.

Planejamento de rotas ideal

Especialmente em uma viagem mais longa, assim você não será surpreendido de forma desagradável. Outra dica: é útil planejar suas rotas ao longo de portos ou cais com fornecimento de energia elétrica. Naturalmente, faz uma grande diferença se você deseja navegar com seu barco de forma tranquila e relaxada ou se prefere ir em um ritmo mais acelerado.

Planejamento de rotas ideal

Além disso, faz diferença se você navega em deslocamento ou possui um barco com o qual pode e deseja atingir o planeio. Em primeiro lugar, isso depende individualmente do seu barco, especialmente do formato do casco, mas em segundo lugar, a potência do motor desempenha um papel muito importante.


Se o seu barco não tiver potência suficiente, não conseguirá atingir o planeio. A potência necessária é muitas vezes maior do que a exigida para a navegação em deslocamento normal e para uma boa manobrabilidade.

Motor auxiliar elétrico

Em vez de ter apenas um motor de propulsão a bordo, muitos utilizam um motor elétrico para percursos curtos e em condução econômica.


Se você usar o motor elétrico apenas como motor auxiliar, precisará de menos potência. Isso geralmente se aplica quando você só quer sair do porto ou está em movimento apenas por curtos períodos. Nesse caso, um motor com menor potência é suficiente, por exemplo, cerca de 1kW por tonelada de peso do barco.

Vantagens de um motor elétrico ideal para o barco

Com um motor de menor potência, você pode economizar dinheiro e ainda assim obter a propulsão elétrica adequada para você. Isso é especialmente verdadeiro para veleiros, onde o motor pode ser usado apenas para sair do cais até o lago. Depois, o vento leva você pelo lago. Em caso de calmaria, você ainda pode recorrer ao motor elétrico para voltar ao ponto de atracação.

Com que frequência você utiliza o motor elétrico?

Saiba tudo o que é importante sobre barcos elétricos – desde as vantagens e tecnologias até dicas para compra e manutenção.

Dependendo da frequência com que você navega, isso influencia o tipo de bateria que recomendamos. Para uso frequente, as baterias de íon de lítio são o tipo mais adequado. Isso se deve principalmente à sua durabilidade. As baterias de lítio são significativamente mais leves e, portanto, a melhor escolha para barcos de planeio.


Para sistemas de baterias pequenos a médios e para uma frequência de uso normal, geralmente recomendamos baterias AGM. As baterias AGM são significativamente mais econômicas. Além disso, elas têm um peso menor. Uma comparação detalhada dos tipos de baterias pode ser encontrada no capítulo 3 do guia.

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