Comparação entre baterias AGM e de lítio
Este artigo trata de baterias de lítio e AGM. Após ler o artigo e assistir ao vídeo, você será capaz de avaliar qual tipo de bateria é mais adequado para a sua aplicação.
Lítio vs. AGM: Vantagens e desvantagens
Categoria | Lítio (LiFePO4) | AGM |
---|---|---|
Preço |
a partir de 260€ por kWh na nossa loja |
a partir de 120€ por kWh no mercado (a partir de 290€ por kWh na nossa loja para Deep Cycle) |
Profundidade de descarga |
quase 100% de descarga |
aproximadamente 50% de descarga |
Peso |
8 - 10 kg / kWh (Li-NMC é até um pouco mais leve) |
25 - 35 kg / kWh |
Ciclos de descarga |
até 6.000 ciclos (com 80% DoD) |
500 - 800 ciclos de carga |
Vida útil |
Normalmente bem mais de 10 anos, após os ciclos mencionados acima as baterias ainda têm cerca de 80% da capacidade! |
Normalmente cerca de 5 anos, dependendo do cuidado pode ser significativamente menor ou maior |
Segurança |
não inflamável nem explosivo |
não inflamável nem explosivo |
Recomendação |
Bom como bateria de tração devido à alta durabilidade / ciclos de carga |
Bom como bateria de arranque devido às altas correntes de descarga |
Conclusão |
Nossa recomendação clara são as baterias de lítio, de preferência LiFePO4 - ou alternativamente Li-NMC |
Se você ganhar as baterias AGM ou quiser usar por um período muito curto |
Vídeo: Comparação entre Lítio e AGM
Devido às configurações atuais de cookies, o vídeo do Youtube não pode ser exibido.
Especialmente para quem viaja muito e para profissionais autônomos, uma bateria de íon de lítio deve ser sempre a primeira escolha. Utilizamos principalmente baterias de lítio-ferro-fosfato, que não são inflamáveis.
A bateria de lítio é ideal quando você tem pouco espaço a bordo e não quer adicionar peso desnecessário. Para aplicações maiores (10 kW ou mais), dificilmente é possível prescindir de uma bateria de lítio.
As baterias AGM são um pouco mais baratas, mas significativamente mais pesadas e de longe não tão duráveis. No entanto, para viagens ocasionais e motores pequenos, fazem todo o sentido, especialmente quando o peso e o espaço não são relevantes.
Se você não navega com tanta frequência (<20 vezes por ano) e o peso extra no barco não incomoda, pode tranquilamente optar por uma bateria AGM mais econômica. Isso é especialmente recomendado para motores menores e quando, em geral, não há necessidade de muita capacidade total. É importante utilizar uma bateria de tração para motores elétricos.
A principal vantagem é o preço mais baixo, o que é muito atraente especialmente para quem está começando na eletromobilidade ou tem um orçamento mais apertado. Deve-se observar o armazenamento e o carregamento das baterias AGM, bem como a menor profundidade de descarga.
Quais tipos de baterias existem e quais são as diferenças?
Existem muitos tipos diferentes de baterias. No entanto, apenas alguns são realmente relevantes para uso como bateria de barco. Podemos recomendar dois tipos de baterias que atualmente são os mais utilizados em barcos.
Todos eles têm uma coisa em comum: são absolutamente livres de manutenção, à prova de vazamentos e seguros de manusear. Além disso, podem ser instalados em qualquer posição. No entanto, existem algumas diferenças marcantes que resultam em certas vantagens e desvantagens.
Fatos sobre baterias de lítio:
-
Peso do lítio: aprox. 10 kg por quilowatt-hora utilizável
-
Aplicação ideal: Todos os barcos esportivos, botes infláveis, lanchas, usuários frequentes
-
As baterias de íon de lítio pesam apenas cerca de 30% das baterias de chumbo
-
As baterias de íon de lítio podem geralmente ser descarregadas até 100% (recomenda-se 80-90%)
As chamadas baterias de íon de lítio estão em toda parte – conhecidas do setor automotivo. Sob esse termo, são agrupadas as baterias de íon de lítio e as baterias de polímero de lítio. As baterias de íon de lítio pesam apenas cerca de 30% das baterias de chumbo (dependendo do tipo) e também apresentam uma resistência a ciclos e profundidade de descarga extremamente altas!
Segurança das baterias de lítio
As baterias de íon de lítio são sempre compostas por várias células individuais. Sem circuitos de proteção, elas são muito sensíveis a descargas profundas extremas ou sobrecargas. Para proteção, deve-se sempre utilizar um sistema de gerenciamento de bateria (abreviado BMS).
Dessa forma, as células não são danificadas irreversivelmente de forma prematura, pois o BMS evita a descarga profunda e a sobrecarga. Na maioria das baterias de íon de lítio, um BMS desse tipo já está integrado e você não precisa se preocupar com nada.
Fatos sobre baterias AGM:
-
As baterias AGM só podem ser descarregadas até 50%, nossas AGM de ciclo profundo até 80%
-
nas baterias AGM, o efeito Peukert deve ser considerado. A capacidade é especificada para uma descarga uniforme ao longo de 20 horas. Com descargas mais curtas, a capacidade diminui drasticamente
-
Aplicação ideal: deslocador, baixa capacidade, uso muito raro
-
Peso Gel/AGM: aprox. 31 kg por quilowatt-hora utilizável
-
Para a mesma capacidade efetiva, já são suficientes baterias de lítio significativamente menores
Evolução das baterias de chumbo
Os desenvolvimentos das baterias de chumbo são as baterias de gel, nas quais o ácido está encapsulado em um gel. Atualmente, ainda mais populares são as baterias AGM, nas quais o ácido está preso em um separador de fibra de vidro. Ambos os tipos de bateria são significativamente mais resistentes a ciclos do que uma bateria úmida.
A bateria de gel possui maior resistência a ciclos e menor autodescarga por mês. A bateria AGM pode fornecer correntes mais altas por curtos períodos e, portanto, também é adequada como bateria de arranque, além de ser ligeiramente mais barata do que uma bateria de gel. Ambos os tipos são extremamente pesados devido ao alto teor de chumbo na bateria.
Existem grandes diferenças dentro dos tipos de bateria, especialmente nas AGM e nas baterias de íon de lítio. Alguns modelos de baterias AGM podem ser descarregados até 80% (Aquamot) ou 100% (Victron Energy). No entanto, deve-se considerar a vida útil.
Durante muito tempo, a bateria de chumbo-ácido também foi utilizada em barcos. As desvantagens são evidentes: ela é pesada, não é à prova de vazamentos nem livre de manutenção e, além disso, tem uma vida útil e capacidade reduzidas. No entanto, a maior vantagem da tecnologia de chumbo continua sendo o seu preço relativamente baixo. Essa tecnologia foi aprimorada para reduzir essas desvantagens.
Vida útil e profundidade de descarga das baterias
Em princípio, toda bateria pode ser totalmente descarregada, mas não recomendamos isso. Baterias que não são adequadas para isso perdem significativamente em vida útil ou podem ser danificadas de forma irreversível. Também existem geralmente diferenças nas correntes de carga e descarga e em outras características, de modo que pode valer a pena comparar diferentes produtos. Os detalhes específicos de cada produto podem ser encontrados sempre nos respectivos artigos ou na comparação de produtos.
Capacidade e autonomia
Ao calcular a capacidade necessária, usamos sempre a profundidade máxima de descarga recomendada pelo fabricante para determinar a capacidade efetivamente utilizável da bateria. Com base nisso, a bateria é então escolhida para que você realmente possa dirigir tão longe e por tanto tempo quanto desejar.
A densidade de energia
A densidade de energia das baterias tem aumentado continuamente nos últimos anos. Atualmente, densidades de energia de até 300 Wh/kg são possíveis em baterias de íon de lítio. No entanto, tipicamente, estas ficam mais baixas, em torno de 120-160 Wh/kg. Baterias de chumbo, assim como baterias AGM e de gel, têm uma densidade de energia significativamente menor, de cerca de 25 - 30 Wh/kg.
Isso explica o peso maior das baterias de chumbo com a mesma capacidade em comparação com as baterias de íon de lítio.
No quesito densidade de energia, as baterias não conseguem competir com a gasolina. A gasolina possui uma densidade de energia de quase 12.000 Wh/kg. Efetivamente, um veículo elétrico está sempre em movimento com menos energia do que um motor a combustão, mesmo que um motor elétrico seja até 10 vezes mais eficiente.
Nossa recomendação: baterias de lítio para barcos
As baterias de lítio são o melhor que você pode usar atualmente. Elas são leves, pequenas e muito duráveis. As baterias são, acima de tudo, muito seguras e podem ser descarregadas com frequência.
Tem dúvidas sobre Lítio vs. AGM?
Dúvidas em aberto?
Suas vantagens com a greenboatsolutions
Você está comparando quase 600 motores elétricos diferentes.
Você tem uma visão geral de mais de 30 fabricantes.